• Carregando...

A origem natural dos fitoterápicos provocou a lenda do efeito inofensivo. Justamente por seus princípios ativos naturais que elas apresentam ação farmacológica, toxicidade e efeitos adversos como os outros medicamentos. Também pode-se dizer que os fitoterápicos causam efeitos colaterais. "Pode ser positivo, negativo ou nenhum efeito. Mas tudo depende de cada organismo", conta Flávio Dantas, professor da Unifesp.

Mas, além da desvantagem dos poucos estudos nessa área, o paciente não comenta com seu médico que está tomando algum tipo de fitoterápico. "Se comenta e o médico não é especialista em fitoterápicos, raramente sabe orientar sobre os perigos dessa combinação, nem mesmo colher informações sobre possíveis sintomas relacionados a ela", diz a farmacêutica industrial Caroly Cardoso, professora da Faculdade Oswaldo Cruz.

Para a professora, apesar de a fitoterapia ter sido o início da medicina atual, a maioria da classe médica ainda desconhece e não acredita no potencial medicamentoso das plantas, eliminando ou recriminando seu uso.

Hora do chá

Tomar um chá é um hábito saudável, certo? Mais ou menos. "Apesar de não serem considerados medicamentos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os chás podem causar problemas, principalmente porque são preparados com plantas cujos princípios ativos naturais não se conhece direito, nem se existem contaminantes como bactérias, fungos, metais pesados e agrotóxicos", diz Caroly.

A especialista lembra que existem espécies de plantas muito parecidas, o que dificulta saber se a que você está tomando é a correta. Uma solução é preparar a jardineira em casa para um chazinho caseiro ou buscar nas chamadas "farmácias vivas", que possuem profissionais habilitados para cultivo e qualidade das plantas. "Em qualquer rótulo de um medicamento fitoterápico como cápsulas, comprimidos, gotas, xarope, pomadas e cremes, deve ter o registro do Ministério da Saúde, o que garante que ele foi estudado."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]