Vídeo:| Foto: RPC TV

A neblina que atingiu a região do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, na manhã desta segunda-feira (19) causou atrasos em 88 vôos. De acordo com a Infraero, a falha no sistema de informática no Cindacta I, responsável pelo controle do tráfego aéreo nas áreas de Brasília, Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Cuiabá, neste domingo (18), também ajudou para que os atrasos fossem registrados neste início de semana no Afonso Pena.

CARREGANDO :)

Dos 120 vôos previstos de 6h às 18h, 64 apresentaram atrasos acima de uma hora e outros 24 vôos tiveram atrasos entre 15 minutos e uma hora. Outros 4 vôos foram cancelados, o TAM-8015 (Buenos Aires – Curitiba – Guarulhos), o Trip-5504/5509 (Campinas – Curitiba – Cascavel), o Gol- 7473 (Assunção – Curitiba – Guarulhos) e o Gol-1738/1739 (Congonhas – Curitiba – Congonhas).

Além dos atrasos em razão da falha do Cindacta I, a neblina na manhã desta segunda também colaborou para a ocorrência de demora e cancelamentos no Afonso Pena. Segundo a Infraero, das 5 horas até as 7h40 o aeroporto ficou fechado para o pouso em razão da neblina. Das 7h40 até as 8h30 o Afonso Pena funcionou no sistema ILS – categoria 1.

Publicidade

Depois das 8h30 o aeroporto passou a operar por instrumentos para pousos. Somente após as 9 horas a pista do aeroporto ficou aberta "visualmente" para os pilotos pousarem, ou seja a neblina havia se dissipado.

Veja também
  • Situação nos aeroportos só deve melhorar à tarde, diz Infraero
  • Aeroportos de SP registram atrasos
  • Pane no Cindacta I provoca atrasos de vôos em vários aeroportos