• Carregando...

Pela 39.ª vez neste ano, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, teve problemas causados pela neblina. Das 21h30 de quarta-feira até às 7 horas de ontem, as operações de pouso e decolagem precisaram ser orientadas por instrumentos. A situação piorou às 7 horas e a pista foi fechada até às 9h15. A partir desse horário, o aeroporto voltou a operar com auxílio de instrumentos até às 10h10, quando o nevoeiro finalmente desapareceu e foi possível que os pilotos se orientassem visualmente.

Até o fechamento desta edição, as operações de pousos e decolagens ainda eram visuais, mas nem por isso o transtorno tinha acabado. Os problemas causados pela neblina foram responsáveis pelo cancelamento de 26 vôos, principalmente na parte da manhã. A Infraero – empresa pública que administra os aeroportos brasileiros – não soube informar quantos vôos tiveram atraso, já que, por conta do "efeito em cascata", pelo menos até por volta de 17 horas de ontem as decolagens ainda estavam acontecendo com atraso.

Estatística

O Afonso Pena já ficou fechado por 39 dias desde o começo de 2005, somando um total de 144 horas sem operação. O número de viagens canceladas ou com atraso (contando as canceladas ontem) é de 174. O problema é mais freqüente durante o inverno, época mais propícia à formação de nevoeiros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]