• Carregando...

Jacarezinho – Ao contrário do que ocorreu no começo do ano, quando um forte lobby petista tirou de Santo Antônio da Platina a possibilidade de sediar a primeira unidade na região de uma escola técnica federal, desta vez a força do PT não foi suficiente para incluir Jacarezinho no calendário da primeira fase de expansão das escolas técnicas federais em todo o país. Com isso, Jacarezinho, vai ter que esperar até 2009 ou 2010 para ver o câmpus construído.

De acordo com a Secretaria Nacional de Educação Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), a principal exigência para que as cidades fossem incluídas na primeira fase do calendário era oferecer infra-estrutura para abrigar as escolas. Jacarezinho, administrada pela prefeita Tina Toneti (PT), não conseguiu atingir a qualificação das contrapartidas oferecidas. Nem mesmo o terreno para abrigar a escola foi adquirido. Enquanto isso, a estrutura oferecida pela prefeitura de Santo Antônio da Platina ao MEC continua aguardando para abrigar, quem sabe, uma unidade no futuro.

A estrutura oferecida pela cidade vizinha abrigava a antiga Escola Agrícola Municipal Doutor Paulo Patriani. Com uma área de aproximadamente 80 hectares, a escola conta com várias salas de aulas e blocos que podem ser transformados em laboratórios, área administrativa e até refeitório. Inaugurada em 1993, a escola agrícola abriga hoje uma escola rural que atende três turmas do ensino fundamental e o Francisco Pró-Vida, instituição filantrópica que cuida de dependentes químicos.

Técnicos do MEC chegaram a promover uma avaliação da estrutura e aprovaram o local. A secretária municipal de Educação na época, Rosiléia Braga da Luz, conta que o local precisaria de poucas mudanças para abrigar a escola técnica federal, como serviços de pintura.

Jacarezinho e Santo Antônio da Platina são duas cidades do mesmo porte, com cerca de 40 mil habitantes, no Norte Pioneiro. A primeira cidade é o pólo político regional, onde estão sediados os núcleos das principais secretarias de estado. Já Santo Antônio da Platina é conhecida por ser o pólo econômico da região. A reportagem procurou a assessoria de imprensa da prefeita Tina Toneti, mas conseguiu contato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]