• Carregando...
A queda da neve em Palmas, no Sul do estado, deixou os campos com uma paisagem típica de inverno europeu | Josué Teixeira/Gazeta do Povo
A queda da neve em Palmas, no Sul do estado, deixou os campos com uma paisagem típica de inverno europeu| Foto: Josué Teixeira/Gazeta do Povo

Recorde

Nevasca pode ter sido a maior da história em Santa Catarina

Da Redação, com agências

Santa Catarina registrou nos últimos dois dias o que possivelmente foi a maior nevasca já registrada no estado. Mais de 30% do total de 295 municípios catarinenses registraram ocorrência de neve em menos de 48 horas entre segunda-feira e ontem. No período, 92 cidades foram "pintadas" total ou parcialmente de branco por nevascas de média e fraca intensidades. Não há registro de tamanha amplitude do fenômeno no estado.

A neve que, tradicionalmente, cai na região serrana chegou neste ano em cidades situadas próximas ao nível do mar. Uma das imagens mais impressionantes entre as milhares documentadas no período foi a do maciço do Cambirela, em Palhoça. Do centro de Florianópolis, a neve acumulada no pico da montanha pôde ser vista durante todo o dia, protagonizando cenário típico do inverno europeu.

No Rio Grande do Sul, o fenômeno ocorreu ontem em apenas dois municípios da metade sul do estado.

Transtornos

A neve causou transtorno aos motoristas na BR-277, em Guarapuava, na manhã de ontem. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez uma operação especial entre o pedágio Relógio e a praça de Candói, onde o fluxo chegou a ser totalmente interrompido. Em Guarapuava, o telhado de uma das lojas da rede Havan desabou ontem devido ao acúmulo de neve. De acordo com a empresa, ninguém ficou ferido. Os telhados do ginásio de esportes Trianon e de uma quadra de futebol da cidade também desabaram com o peso da neve acumulada.

  • Registro de neve em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana
  • Leitor registrou ferrovia em Guarapuava tomada pela neve

Após 38 anos, a neve voltou a cair em Curitiba na manhã de ontem. Pouco antes das 10 horas, o Instituto Tecnológico Simepar confirmou que houve queda de chuva congelada com a incidência de flocos de neve misturados às pequenas gotas de gelo – fenômeno constatado por registros fotográficos e vídeos, em pontos isolados da região sul e oeste da cidade. Apesar de o cenário ter deixado moradores em polvorosa, é difícil que a ocorrência se repita nesta semana: a previsão é de que as temperaturas continuem baixas hoje e todo o Paraná amanheça com formação de geada.

Mesmo em pequena quantidade e por pouco tempo, a ocorrência de neve monopolizou as conversas ontem durante o dia, em bairros como Umbará, Xaxim, Campo Comprido, Portão e Água Verde – mesmo que, oficialmente, não tenham sido constatados registros em todos estes pontos. Em um posto de combustíveis no Umbará, os funcionários trocavam vídeos e fotos da neve que teria caído no início da manhã, por volta das 8 horas.

INFOGRÁFICO: Baixas temperaturas e geada

"Foi uma sensação única mesmo. Na hora, liguei pra minha esposa acordar meus filhos, que ainda estavam dormindo. Eles foram na janela de casa e conseguiram enxergar os flocos caindo", descreveu o gerente de pista Josué Cius.

A moradora do Xaxim Isabel Rivas relatou que chegou a dormir com o celular ligado do lado da cama para receber notícias sobre a possível ocorrência de neve na cidade – a nora trabalha no Simepar e ficou de repassar notícias para a família. A expectativa foi atendida de manhã cedo, às 8 horas, quando, segundo Isabel, nevou "forte" no bairro. "Foram apenas 10 minutos, mas já foi lindo de ver. Todo mundo se levantou e foi pra rua pra olhar’, diz.

Durante a manhã, boa parte dos curitibanos e até meteorologistas ficaram em dúvida sobre algumas ocorrências de neve, que, na verdade, seriam de chuva congelada – um estágio anterior aos dos flocos congelados. No interior, em vários municípios houve registro do fenômeno, conhecido como "sleet".

Quem deu de cara com o cenário de manhã cedo não quis pensar na segunda possibilidade. Para muita gente, o que ocorreu em Curitiba foi neve mesmo. "Caiu neve por 15 minutos e teve uma hora que estava bem forte. Já deu pra dar um gostinho. E nem precisei ir para o Rio Grande do Sul pra ver", brincou o autônomo Francisco Diniz Kurek, morador do Umbará.

Por outro lado, teve quem ficou só na vontade. "Fiquei de prontidão das 7 às 8 horas, mas acabei não vendo neve. E acho que só eu não vi. Minha prima me ligou de Santa Felicidade dizendo que lá estava nevando. Fiquei frustrada", relatou a comerciante Dagmar Bertipaglia, moradora do Água Verde.

Neve atingiu 26 cidades no PR

As temperaturas baixas que atingiram o Paraná entre a noite de segunda e terça-feira fizeram a neve cair em pelo menos 26 cidades do estado. O maior acúmulo foi registrado em Guarapuava, no Centro-Sul, onde começou a nevar ainda na noite de segunda-feira.

De acordo com o Ins­tituto Simepar, além de Curitiba, Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande, na região metropolitana, tiveram a confirmação do fenômeno. Nas cidades próximas a Santa Catarina, também houve registro de neve em São Mateus do Sul, Pinhão, União da Vitória, Lapa, Toledo, Palmas, Paula Freitas e Irati.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]