• Carregando...
Entenda como a neve se forma |
Entenda como a neve se forma| Foto:

Os três estados do Sul do país registraram neve na manhã de ontem. O acúmulo dos flocos foi maior na serra catarinense, na região de São Joaquim. Contudo, a neve também foi vista em São José dos Ausentes (RS) e Palmas, no Centro-Sul do Paraná. De acordo com o Corpo de Bom­­beiros da cidade paranaense, uma camada fina de neve se acumulou em Palmas por volta das 9 horas. O fenômeno foi confirmado pelo Instituto Tecnológico Simepar.

Quem estava na localidade de Horizonte, distrito de Palmas, pôde observar a neve cair com mais intensidade. Na região da usina eólica do município foi registrado o maior acúmulo de neve. Segundo o meteorologista Cezar Duquia, do Simepar, o fenômeno é raro porque necessita de frio intenso e umidade. A neve caiu em Palmas porque houve o ingresso rápido de ar frio em uma área com bastante umidade. A temperatura era de 1,8°C na cidade no momento em que foi verificado o fenômeno.

Duquia afirmou que relatos de neve em Palmas e Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, já haviam ocorrido neste inverno. Mas não houve confirmação, pois não foi feita a observação ou registro do fenômeno. Ontem, os registros por fotografias e vídeos confirmaram a ocorrência da neve. Segundo o Simepar, a última vez que nevou em Palmas – e houve confirmação – foi em 2000.

Previsão

Para o meteorologista Reinaldo Kneib, havia uma possibilidade muito pequena que voltasse a ne­­var em Palmas na madrugada de hoje. Segundo Kneib, além da Pal­­mas, cidades como Francisco Bel­­trão e Pato Branco, no Sudoeste, também apresentam condições favoráveis para a ocorrência de neve, mas a chance de nevar seria "baixíssima".

De acordo com o meteorologista, com o céu parcialmente encoberto e as temperaturas perto de 0°C, a camada onde é formada a neve também fica fria, possibilitando o fenômeno. As áreas mais altas do Sul do país já haviam registrado neve neste ano entre o fim de junho e o começo de julho, quando uma das maiores ondas de frio dos últimos anos atingiu a região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]