• Carregando...

"Atenção passageiros com destino a qualquer lugar saindo de Curitiba na manhã desta sexta-feira (8). Existe a possibilidade de formação de nevoeiro, o que pode atrasar e até mesmo cancelar vôos no aeroporto Afonso Pena". A fala não é da tripulação da aeronave. É um alerta do Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar).

O alerta é válido. Na manhã desta quinta-feira (27), 11 vôos foram cancelados e outros foram atrasados no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, em decorrência do nevoeiro. A assessoria da Infraero informou que das 21h30 de quarta-feira até as 7h desta quinta, o Afonso Pena esteve aberto operando com o sistema ILS CAT II. "Somente aeronaves que operam com esse sistema podia pousar e decolar".

A situação piorou das 7h às 9h15. O aeroporto ficou fechado em virtude da intensidade do nevoeiro. De acordo com a assessoria "ninguém pousava nem decolava". A partir de 10h é que os vôos no aeroporto foram se normalizando.

Segundo o meteorologista do Simepar, Fernando Mendonça Mendes, existe a possibilidade de nevoeiro. De acordo com Mendes, o fenômeno meteorológico pode acontecer de duas maneiras: com a perda de calor e com o transporte de ar mais quente e úmido. Na capital paranaense, é comum que os dois fatores atuem em conjunto, o que intensifica o nevoeiro. Mendes alerta que a previsão é pontual. "O vento, a qualquer momento, pode deslocar o ar quente e desta maneira impedir a formação do nevoeiro".

A sexta-feira será de temperaturas elevadas no estado. Confira a meteorologia

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]