• Carregando...

Atualizado em 10/04/2006 às 13h01

O forte nevoeiro que cobriu o céu de Curitiba na manhã desta segunda-feira provocou atrasos em sete vôos, entre 6h e 8h30 da manhã desta segunda-feira, que pousariam no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Os vôos que partiam de Curitiba saíram no horário previsto.

O Centro de Controle Operacional do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2) informava no site que o aeroporto Afonso Pena, assim como o Bacacheri, estava fechado para poucos e decolagens.

A assessoria da Infraero informou que durante todo este ano, somente uma vez o aeroporto ficou totalmente fechado - no caso do apagão da central de comunicação. Nesta segunda-feira, ainda segundo a Infraero, o Afonso Pena estava aberto operando por instrumentos - Sistema de Luzes de Aproximação, categoria 2 (cat2).

"O que acontece é que quando o Afonso Pena opera no cat2, nem todas as aeronaves operam com o mesmo sistema. E em muitos casos os pilotos não têm treinamento para operar neste sistema. Desta forma acontece atrasos", explica a assessoria.

Em apenas quatro dias, de todo o mês de abril de 2005, a condição do tempo trouxe problema para o aeroporto. Foram 20 vôos com atrasos ou cancelados. No mês de março de 2006, foram cinco dias, enquanto que no mesmo período do ano passado, foram seis dias que o aeroporto teve problemas com o tempo. Os dados são da Infraero que informa ainda que, em 2005, o mês com mais incidência do problema foi maio.

Cindacta 2A assessoria do Cindacta 2 informou que o site, que informa as condições dos aeródromos, é atualizado pelo setor de meteorologia. Desta maneira, o aeroporto Afonso Pena estava fechado levando-se em conta critérios meteorológicos e não operacionais.

O tenente meteorologista do Cindacta 2, Cícero Barbosa dos Santos, explica que o aeroporto Afonso Pena pode apresentar três condições: Visual, aberto, operando por instrumentos e fechado.

De acordo com o tenente, visual é quando a altitude das nuvens é superior a 1.500 pés - cerca de 450 metros. Entre 200 e 1.500 pés (de 60 a 450 metros) a condição é aberto, operando por intrumentos. E quando as nuvens estão abaixo de 100 pés (30 metros), o que aconteceu na manhã desta segunda, o aeroporto está fechado para a meteorologia.

"O que acontece é que somente as aeronaves mais modernas operam no cat2 e como nem todas são modernas, nós consideramos o aeroporto fechado. Mas a torre, quando tem recursos (cat2) pode abrir a pista", explica.

LondrinaO mau tempo também causou transtornos para passageiros que pretendiam embarcar no aeroporto de Londrina, Norte do Paraná. De acordo com reportagem do Paraná TV, com os atrasos, 300 passageiros esperaram no saguão, alguns dormindo.

O aeroporto fechou, depois de meia-noite, e alguns vôos foram cancelados. Além disso, um avião teve de esperar na pista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]