• Carregando...

Se necessário, o PT e partidos aliados pegarão em armas para matar no nascedouro a proposta de estadualizar o porto de Santos e a Ceagesp, levada por José Serra a Lula na sexta-feira. O porto, reserva do PR em São Paulo, tem duas diretorias importantes controladas por petistas, que já elaboram estudo para demonstrar a "inviabilidade técnica" da mudança defendida pelo governador tucano. A central de abastecimento é outro vespeiro. O PT, que ali reina sozinho e espera acomodar indicados de Aloízio Mercadante, Marta Suplicy, João Paulo Cunha e da família Tatto, debaterá o problema em reunião amanhã. "Nem se o Lula quiser vamos perder esse espaço", afirma um dirigente do partido no estado.

***

Mercado futuro – Um conhecedor do assunto e dos personagens envolvidos considera próxima de zero a chance de o presidente aceitar a proposta de estadualizar o porto de Santos. Mas acha que Serra fez o certo ao colocá-la na mesa. No futuro, dentro de algum acordo maior, Lula pode mudar de idéia. O avalista – Arlindo Chinaglia (PT-SP) agiu com a concordância de Lula ao deixar à míngua, na divisão dos cargos da Câmara, o "bloquinho" que apoiou Aldo Rebelo. O plano do governo é fatiar o grupo como salame, cooptando primeiro o PDT para depois cuidar do PSB e do PC do B. Só eles – Segundo regra extra-oficial da reforma, quem teve o nome envolvido em algum dos escândalos do primeiro mandato não ocupará posto de destaque no segundo. "Menos o Paulo Okamotto e o Gilberto Carvalho", protesta um petista sem-cargo. Forró – Alheio à parolagem segundo a qual quem estiver na Esplanada não será candidato em 2008, Luiz Marinho (Trabalho) pavimenta o caminho para disputar a prefeitura de São Bernardo. Já tem até vice na mira: o cantor e deputado Frank Aguiar (PTB). No forno – Os dois grupos de sindicalistas que controlam o PT de São Bernardo têm tudo pronto para absolver o "aloprado" Oswaldo Bargas, que terá seu envolvimento no escândalo do dossiê julgado pelo diretório do município.

Projeção – Ao justificar o apoio a Michel Temer na convenção do PMDB, o deputado Eunício Oliveira (CE) conta a aliados que não recebeu nenhum telefonema de Nelson Jobim lhe pedindo o voto. "Se ele não me liga nem quando precisa, imagina depois!". Aquisições – O PR, nascido do mensaleiro PL, deve receber nesta semana mais uma deputada do PFL da Bahia (Josmari Oliveira), dois do PPS de Minas Gerais (Alexandre Silveira e Geraldo Thadeu) e pelo menos dois dos cinco tucanos do Ceará. Comitiva – Seis ministros deverão acompanhar Lula no encontro com George Bush, quinta-feira no hotel Hilton, em São Paulo. No almoço, que será realizado em seguida no mesmo local, estará presente o governador José Serra. Água mole – Marina Silva fala ao ouvido de Lula na esperança de que o presidente vete modificação aprovada pelo Senado na lei dos transgênicos. O alvo da ministra do Meio Ambiente é a redução do quórum para decisões na CTNBio de dois terços para maioria absoluta dos votos. Na tribo – O senador Tião Viana (PT-AC) apresentou uma emenda ao Orçamento da União destinando R$ 75 milhões para a exploração de petróleo e gás em uma reserva indígena no Parque Nacional da Serra do Divisor. Eu não – Diante da reação irada de ambientalistas, Viana divulgou a versão de que o líder dos índios yawanava, Joaquim Tashka, era favorável à prospecção nas terras indígenas. Foi desmentido publicamente pelo próprio em blogs e jornais acreanos.

TIROTEIO

* Do deputado federal GUSTAVO FRUET (PSDB-PR), sobre os elogios feitos pelo presidente ao filme "A Marcha dos Pingüins" durante encontro com jornalistas no Palácio do Planalto:

– A julgar pela temperatura e pela marcha da economia brasileira, Lula deve andar mesmo encantado com os pingüins.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]