• Carregando...

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta quinta-feira (26) que, nos últimos três dias, resgatou 162 pessoas vítimas das enchentes no Espírito Santo. Estão disponibilizados para ação de ajuda humanitária dois helicópteros Black Hawk, um Super Puma e mais três aviões.

"As informações de pedido de socorro são recebidas nesta central e repassadas para as aeronaves em forma de coordenadas geográficas. Este sistema agiliza muito a localização dos pontos a serem socorridos", explica o tenente Vinícius Monteiro de Barros Whebe Salum, piloto da FAB, em nota.

A FAB informa também que foram transportados cerca de oito toneladas de suprimentos, entre medicamentos, alimentos e água potável. Os homens da aeronáutica atuam em duas frentes: uma a partir da cidade de Linhares e outra em Vitória, capital capixaba, onde foi criado um centro de coordenação conjunto com o Corpo de Bombeiros.

Nos dias 24 e 25 de dezembro, os militares realizaram o resgate de 88 pessoas. Nesta quinta outras 74 vítimas das enchentes foram retiradas de áreas alagadas.

"Tivemos de fazer o procedimento com guincho para retirar as pessoas. Havia muitas crianças, mulheres grávidas com recém-nascidos, alguns idosos, pessoas doentes ou com alguma deficiência que exija medicação contínua", ressalta o tenente Salum.

O Ministério da Saúde anunciou que ainda hoje serão enviadas mais duas toneladas de medicamentos e insumos para o Espírito Santo, além de reforço para o transporte de vítimas do desastre, com a disponibilização de veículos e equipes. Minas Gerais receberá dois kits de medicamentos, para assistência à população dos municípios Aimorés e Governador Valadares.

Segundo o ministério, com o envio de mais medicamentos para o Espírito Santo, o estado contará com 20 kits de socorro da Força Nacional do SUS. A quantidade, segundo o governo, é suficiente para atender 30 mil pessoas por mês. Quatro ambulâncias 4x4 deverão chegar até o fim de semana e também três equipes de resgate aéreo - composta por um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]