• Carregando...

Os dados preliminares do Atlas dos Remanescentes Florestais divulgados ontem revelam que o ritmo de desmatamento no bioma da Mata Atlântica está caindo na maior parte do país. Entre 2000 – 2005 foi derrubada uma área 71% menor do que nos cinco anos anteriores, nos oito estados que fazem parte do levantamento. Mas a área devastada – 94,1 mil hectares – é considerada muito alta para um bioma que já perdeu 93% de sua cobertura.

"O pouco que restou deveria ser protegido. Se o desmatamento continua, é porque há algum problema", afirma Márcia Hirota, coodenadora do atlas. Segundo ela, a persistência do desmatamento revela que é preciso ampliar a conscientização e a fiscalização. Também é necessário rever os tipos de atividades produtivas autorizados para áreas de Mata Atlântica.

Márcia diz que uma das esperanças é de que o Projeto de Lei da Mata Atlântica, que tramita há 14 anos no Congresso Nacional e disciplinaria a exploração do bioma, seja aprovado. O projeto já passou pela Câmara e pelo Senado. Agora, está novamente na Câmara para a apreciação de emendas.

Mário Mantovani, diretor da SOS Mata Atlântica, afirma que o projeto de lei "é ótimo". O texto define que apenas os remanescentes em estágio médio e avançado de conservação devem ser preservados. Áreas já exploradas economicamente não terão de ser conservadas, o que elimina o temor do setor rural de que a legislação engessaria a produção.

Por parte do governo federal, uma das apostas para conter o desmatamento da Mata Atlântica é fazer o monitoramento por satélite, em tempo real, dos desflorestamentos, a exemplo do que acontece na Amazônia. O monitoramento por satélite faz parte do Plano de Combate do Desmatamento na Mata Atlântica. Cerca de R$ 5 milhões serão investidos para que o sistema esteja funcionando até 2007. (FM)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]