A chuva que está atingindo o Paraná desde a quinta-feira (12) traz esperança para 84 cidades do estado que estão enfrentando problemas por causa da estiagem. A estimativa é de que 901.498 pessoas estejam enfrentando problemas por causa da escassez de chuva. Quatro municípios da região Sudoeste decretaram situação de emergência, de acordo com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.

CARREGANDO :)

Em Barracão, Renascença, Santa Izabel do Oeste e São João, a situação é mais crítica e os municípios já oficializaram a situação de emergência. Nas quatro cidades, 29.678 pessoas foram afetadas por causa da seca. O problema se estende pelas regiões Norte, Noroeste, Oeste e Central do estado.

Previsão do tempo

Publicidade

Segundo a meteorologista Ana Beatriz Porto, do Instituto Tecnológico Simepar, a chuva no Paraná deve continuar até o sábado (14). Uma frente fria que está sobre o oceano e um sistema de baixa pressão atmosférica no continente favorecem as precipitações. "A tendência é de o tempo ficar nublado e com chuvas fracas e moderadas em todo o estado", explica. No domingo (15), a tendência é de que a quantidade de chuva diminua.

Municípios atingidos

Segundo a Defesa Civil, as cidades afetadas pela estiagem são Ampére, Alto Piquiri, Altônia, Barbosa Ferraz, Barracão, Boa Esperança do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Boa Ventura de São Roque, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Brasilândia do Sul, Braganey, Califórnia, Cafezal do Sul, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Campina da Lagoa, Candói, Cascavel, Cianorte, Coronel Vivida, Corumbataí do Sul, Eneas Marques, Engenheiro Beltrão, Francisco Alves, Flor da Serra do Sul, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Goioerê, Guaraniaçu, Honório Serpa, Iporã, Itaipulândia, Itapejara do Oeste, Itambé, Laranjal, Lindoeste, Matelândia, Mato Rico, Manfrinópolis, Marialva, Mangueirinha, Mariópolis, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Missal, Nova Aurora, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Laranjeiras, Nova Prata do Iguaçu, Nova Tebas, Ouro Verde do Oeste, Pato Bragado, Palmital, Peabiru, Pinhal de São Bento, Pitanga, Porto Barreiro, Pranchita, Quatro Pontes, Quedas do Iguaçu, Ramiulândia, Realeza, Renascença, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Bom, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, Santa Izabel do Oeste, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu, São João, Salgado Filho, Salto do Lontra, Serranópolis do Iguaçu, Santo Antônio do Sudoeste, Teixeira Soares, Três Barras do Paraná, Ubiratã, Virmond, Vitorino e Xambrê.

Veja também
  • Seca deixa 73 cidades de SC em estado de emergência
  • Governo prepara pacote de medidas contra a seca no Sul
  • Seca em Sergipe afeta cerca de 65 mil pessoas
  • Estiagem atinge Rio Grande do Sul e já afeta 460 mil
  • RS tem 107 municípios em emergência por estiagem