• Carregando...

Dados preliminares de uma pesquisa que vai determinar o perfil genético dos paranaenses mostram uma diferença entre as características da população masculina e feminina que reside no estado. Segundo o responsável técnico pelo setor de Biologia Molecular do Laboratório Frishmann Aisengart, Marcelo Malaghini, que coordena o estudo, os homens têm características européias mais predominantes, enquanto que as mulheres apresentam maior miscigenação entre europeus, índios e, em menor escala, afro-descendentes. Malaghini diz que estes dados não são conclusivos, pois a pesquisa deve estar finalizada somente no início do próximo ano.

O resultado surpreendeu a socióloga Olga Maria Mattar. Segundo ela, a predominância de genes europeus retrata bem o histórico da colonização do Paraná, que recebeu diversos fluxos migratórios vindos da Europa, entre eles, alemães, italianos, poloneses e ucranianos. Já a presença de negros no estado sempre foi pequena. "O Paraná quase não teve escravidão", conta.

Essas diferentes etnias resultaram num processo de miscigenação, mais restrito entre os povos provenientes do continente europeu. No entanto, a diferença entre homens e mulheres precisa ser mais detalhada para se chegar a alguma conclusão. Uma das hipóteses levantadas por Olga é o fato de a população feminina ser maior do que a masculina, o que pode interferir nos resultados finais. "Como há mais mulheres do que homens, há maior propensão para a mistura de etnias e os índices se dispersam", diz.

As informações sobre as características dos paranaenses foram obtidas por meio de 5 mil exames de paternidade realizados pelo Laboratório Frishmann Aisengart. Com um banco de dados detalhado será possível aumentar o grau de precisão do próprios testes de DNA – em alguns casos, a confiabilidade do exame poderá aumentar de 99,99% para 99,999999%. Atualmente, os laboratórios utilizam uma base de dados nacional para fazer os exames de paternidade, que não levam em consideração características regionais. Os resultados da pesquisa também trarão outras informações complementares, a exemplo da origem étnica da população, que poderão ser úteis para pesquisas em diversas áreas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]