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Até o fim da manhã desta segunda-feira (11), a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) considerava um sucesso a circulação em dia útil dos novos ônibus que trafegam pela Linha Verde. A média de ocupação dos ônibus nesta manhã foi de 60% da capacidade dos veículos. O tempo médio gasto para percorrer o itinerário da linha foi de 25 minutos, dentro do que havia sido previsto pela prefeitura.

Usuários do sistema de transporte coletivo da cidade ouvidos pela reportagem, entretanto, reclamaram de mudanças em algumas linhas alimentadoras que foram modificadas para a entrada em circulação da linha Pinheirinho/Carlos Gomes.

Com o início da operação da nova linha de ônibus, 11 alimentadoras do transporte coletivo tiveram o itinerário alterado. A reportagem ouviu usuários e constatou reclamações em três linhas: Xaxim/Capão Raso, Rio Bonito e Maracanã/Linha Verde. Segundo o gestor de operação de transporte coletivo da prefeitura, Luiz Filla, ainda serão feitos ajustes pontuais de horários e carros em linhas onde foram detectados problemas. Ele afirmou, no entanto, que ainda é necessário um período de 15 dias para que o sistema se estabilize.

No caso dos ônibus Maracanã/Linha Verde, Filla afirmou que atrasos foram ocasionados por conta das obras que são feitas na rodovia. Quanto aos ônibus da linha Pinheirinho/Carlos Gomes, não houve reclamações por parte dos passageiros ouvidos pela reportagem. Segundo a assessoria de imprensa da Urbs, funcionários do órgão estão nas estações percorridas pela nova linha para orientar os passageiros.

Inauguração

A Linha Verde foi inaugurada no sábado (9), às 11h49. Na primeira viagem, o prefeito Beto Richa embarcou no ônibus 550 com um séquito de políticos e empresários. O trajeto levou pouco mais de 30 minutos. O ônibus trafega por uma canaleta exclusiva e permite a integração com nove linhas alimentadoras: Vila São Pedro, Gramados, Urano, Xaxim, Alto Boqueirão, Portão, Santa Bernadethe, Fanny, Maracanã, e a linha convencional Alferes Poli. Nas estações-tubo Parolin e Almirante Gonçalves é possível fazer integração com o eixo Boqueirão.

A linha Pinheirinho/Carlos Gomes terá frota de 14 ônibus articulados, com GPS, áudio em MP3 e biodiesel, 50% menos poluente. A previsão inicial é atender 32 mil passageiros por dia, com intervalos de quatro minutos em horários de pico. Os veículos saem do Terminal Pinheirinho e param em cinco estações na Linha Verde e três na avenida Marechal Floriano Peixoto, que, junto com o Eixo Boqueirão, passa a fazer parte do complexo viário da Linha Verde.

As estações-tubo são climatizadas e cobertas por material isolante. Os vidros têm película interna para reduzir a incidência da luz solar e o ar de dentro do tubo passa por um sistema de desinfecção a cada 90 segundos. A próxima fase do projeto é estender a Linha Verde até o Atuba, concluindo um trecho de 21 quilômetros. Segundo o prefeito, as verbas para a finalização das obras já foram liberadas.

Enquanto a Linha Verde não for municipalizada, a fiscalização da antiga BR-116 continuará sendo feita pela Polícia Rodoviária Federal, em parceria com a Diretran, que deve assumir a nova via em junho.

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