• Carregando...

Estudantes e professores da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) participam na manhã de hoje de um culto ecumênico que homenageia as vítimas do incêndio da boate Kiss e marca o retorno das atividades da universidade.

O culto começou pontualmente as 9h e foi iniciada pelo padre Chico, que orou pelas 97 pessoas que ainda estão internadas. Representantes da Igreja Católica, Igreja Anglicana, Igreja Ldo Brasil, Igreja Carismática de Jesus Cristo e Associação Israelita de Santa Maria participaram do culto.

O arcebispo da arquidiocese de Santa Maria leu uma mensagem do papa Bento 16, enviada no último dia 28 em que ele diz compartilhar do sofrimento das famílias das vítimas e envia condolências.

Dom Francisco de Assis, da Igreja Anglicana, disse que a universidade, que é um lugar de produção de conhecimento, agora é desafiada a produzir solidariedade e citou uma música da banda inglesa Queen, "The Show Must Go On".

Antes do culto iniciar, os alunos receberam botons com os dizeres "honrar a memória, defender a vida". 116 jovens seguram 116 velas acesas, em memória dos 116 estudantes da universidade que morreram no incêndio.

Incêndio

O incêndio aconteceu na madrugada do último dia 27 na boate Kiss, localizada no centro de Santa Maria (RS). O local é famoso por receber estudantes universitários. Ao todo, 237 pessoas morreram.

O fogo teria começado na espuma de isolamento acústico da boate, após um integrante da banda Gurizada Fandangueira manipular um sinalizador. Faíscas atingiram o teto e iniciou as chamas. O guitarrista da banda afirmou que o extintor de incêndio não funcionou.Sobreviventes relataram que, antes de perceberem o incêndio, os seguranças teriam impedido os jovens de saírem sem pagar.

A maioria das vítimas morreu por asfixia durante a festa promovida por alunos da UFSM. Muitas foram encontradas amontoadas nos banheiros, por onde tentaram fugir do fogo.

No local, havia apenas uma uma porta, que funcionava como a única passagem de entrada e saída da boate. Bombeiros e sobreviventes quebraram a fachada da casa noturna a marretadas para retirar as pessoas.

A boate Kiss, com capacidade para até 691 pessoas, recebeu entre 900 e 1.000 no dia do incêndio, de acordo com a polícia.A direção da boate Kiss divulgou nota afirmando que a casa estava dentro da normalidade e creditou o incêndio a uma "fatalidade".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]