• Carregando...

Estiagem

Seca castiga gaúchos

São Paulo - Três municípios já decretaram situa­­ção de emergência no Rio Grande do Sul devido à estiagem. Bagé, Candiota e Pedras Altas sofrem prejuízos junto com cerca de 50 municípios do estado por causa da falta de chuvas, de acordo com a defesa civil. A estiagem é resultado do La Niña, que resfria as águas do oceano e atrasa a formação de nuvens no continente. A previsão é de seca para todo o verão.

Na cidade de Bagé, já adotou o racionamento para abastecimento de água. O rodízio deve continuar até que a situação das chuvas se normalizem na região, o que só deve só deve ocorrer com a chegada do inverno.

Folhapress

Rio de Janeiro - Um deslizamento de terra soterrou uma casa e matou duas meninas e uma adolescente no início da madrugada de ontem na comunidade de Mata Cavalo, em Petró­­polis, região serrana do Rio de Janeiro. Segundo a Defesa Civil, a barreira de 50 metros destruiu a casa por volta da 0h30, quando oito pessoas dormiam nela.

Selma Botelho, 47 anos, mãe da adolescente de 16 anos e avó das duas crianças de 8 anos, disse à Defesa Civil que acordou com lama até a cintura. Ela conseguiu resgatar dois netos, um de 9 e outro de 3 anos. O marido de Selma e outra filha do casal conseguiram escapar. Os pais das crianças, que não estavam no local no hora do desabamento, haviam deixado os filhos na casa dos avós para passar o réveillon. Elas voltariam hoje para buscá-las.

Quatro casas foram interditadas e 15 pessoas ficaram desalojadas. A área é de preservação ambiental e foi invadida por seis famílias há mais de 20 anos. Desde 23 de dezembro, foram registradas 460 ocorrências pela Defesa Civil do município, sendo 252 deslizamentos em residências.

A tempestade que atinge a Região Sudeste já matou 20 pessoas desde o dia 25 de dezembro, de acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil. Foram cinco mortos no Espírito Santo, 12 em Minas Gerais, e três no Rio de Janeiro.

O Espírito Santo é o estado mais afetado, com 33 municípios em estado crítico, seguido por Minas Gerais. O número de desalojados e desabrigados chega a 17.093 no Espírito Santo, 1.766 em Minas Gerais e 3.441 no Rio de Janeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]