• Carregando...
A novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba, reúne até 40 mil fiéis a cada encontro | André Rodrigues/Gazeta do Povo
A novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba, reúne até 40 mil fiéis a cada encontro| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

A comunidade reunida para pedir bênçãos e louvar a um santo padroeiro, numa série de nove dias de orações. Segue forte a tradição das novenas, originadas com a ascensão de Jesus Cristo aos céus e a descida do Espírito Santo, em que se passaram nove dias. Atualmente, as novenas são realizadas em diversos formatos. Sejam semanais, mensais ou anuais, em festejo ao dia do padroeiro, movimentam milhares de fiéis pelo estado, lotando igrejas e santuários. Conheça algumas das mais populares no Paraná:

Curitiba

Carmo

Segundo os paroquianos, é tão poderosa que são necessários 13 horários de novena para atender todos os devotos (são até 14 mil, vindos de Curitiba e região).

Os temas mudam a cada ciclo de nove semanas, mas são sempre relacionados à vivência em família.

Serviço: quartas-feiras, de hora em hora, das 7 às 10 horas, 12h30, e das 14 às 21 horas.

Endereço: Santuário Nossa Senhora do Carmo. Av. Mal. Floriano Peixoto, 8.520. (41) 3276-1936.

Perpétuo Socorro

A novena em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é considerada um patrimônio cultural de Curitiba. Começou em 1960 e reúne cerca de 40 mil fiéis todas as quartas-feiras.

As graças alcançadas e os testemunhas de gratidão atraem também pessoas de outras religiões.

Para transportar toda essa gente, circula uma linha de ônibus chamada "Novena". São 17 horários diferentes, nos quais cinco padres de revezam.

Serviço: quartas-feiras. De hora em hora, das 6 até às 22 horas. Em três horários, 7, 12 e 21 horas ocorre também missa juntamente com a novena.

Endereço: Santuário Perpétuo Socorro. Praça Portugal, Alto da Glória. (41) 3253-2031.

Paranaguá

Rocio

O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio abriga três novenas populares. Às segundas-feiras, se dá a missa e a novena das Almas. Às quartas, é a vez da missa da família e da novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

E na sexta-feira, é realizada a novena de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná. As novenas ocorrem sempre às 19 horas, e os temas mudam a cada nove semanas.

Serviço: segundas, quartas e sextas, às 19 horas.

Endereço: Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. Praça Thomaz Sheehan, 211, Rocio, Paranaguá (41) 3423-2020.

Ponta Grossa

São José

Realizada há mais de 50 anos, a novena de Perpétuo Socorro da cidade dos Campos Gerais atrai até 6 mil pessoas por semana, inclusive devotos de cidades vizinhas, como Carandaí e Castro. São dez horários diferentes.

A secretaria da paróquia recebe centenas de cartas de agradecimento às graças recebidas por intercessão da padroeira. Antes da novena, uma das cartas é lida, para fortalecer a fé dos fiéis.

Serviço: quartas-feiras, às 7h, 8h, 16h e19 horas, as novenas são seguidas de missas. Somente novena: 10h, 12h, 14h, 15h, 18h e 20 horas.

Endereço: Igreja São José. Rua Princesa Isabel, 179, Bairro São José. (42) 3224 0616.

Londrina

Nossa Senhora Aparecida do Norte do Paraná

A novena em louvor à padroeira do Brasil ocorre uma vez por semana, junto com a Missa dos Enfermos, e leva de 150 a 200 pessoas ao santuário do Norte do estado.

A celebração é transmitida pela Rádio Alvorada, veículo da Arquidiocese de Londrina, alcançando milhares de fiéis pelas ondas AM e também pela internet.

O rito da novena inclui a benção dos enfermos, dos objetos e da água.

Serviço: quartas-feiras, às 15 horas.

Endereço: Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Norte do Paraná. Rua Grajaú, 245, Vila Nova. (43) 3329-1039.

Maringá

Santa Rita de Cássia

No dia 22 de cada mês, a fé a Santa Rita de Cássia reúne mais de 10 mil devotos em Maringá. A novena em louvor à padroeira é realizada de setembro a maio, em cinco horários, sempre junto com a celebração da missa.

Na última quinta-feira, no dia 22 de maio, o ciclo de nove meses encerrou com a celebração da festa de Santa Rita de Cássia. Em junho, julho e agosto, ocorre o tríduo da padroeira, também no dia 22 de cada mês.

Serviço: de setembro a maio, todo dia 22, às 9h, 12h, 15h, 18h e 20h. Tríduo: de junho a agosto, todo dia 22, às 9h, 12h, 15h, 18h e 20h.

Endereço: Paróquia e Santuário Santa Rita de Cássia. Avenida Pioneiro Maurício Mariani, 671 Parque Itaipu. (44) 3025-3181.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]