i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
ELEIÇÕES ESCOLARES

Novo diretor do CEP será conhecido hoje

  • PorPaola Carriel
  • 14/09/2010 21:09
Cerca de 4 mil pais, funcionários e alunos do Colégio Estadual do Paraná compareceram ontem às urnas | Antonio Costa/Gazeta do Povo
Cerca de 4 mil pais, funcionários e alunos do Colégio Estadual do Paraná compareceram ontem às urnas| Foto: Antonio Costa/Gazeta do Povo

Depois de 46 anos, o Colégio Estadual do Paraná (CEP) teve ontem sua primeira eleição para diretor. Estima-se que pelo menos 80% dos cerca de 5 mil pais, funcionários, professores e estudantes vinculados à instituição tenham comparecido ao pleito. O vencedor será conhecido hoje. O novo diretor terá a missão de administrar um orçamento anual de mais de R$ 10 milhões e atender a principal reivindicação da comunidade escolar: proporcionar uma gestão democrática.

Duas chapas concorrem à direção do CEP. Na chapa 1 – "De­­mocratizando o CEP" –, o candidato é o atual diretor auxiliar do turno da tarde, Enzo Aparecido de Souza. Na chapa 2 – "Novos tempos" –, a candidata é Tânia Maria Acco, que já atuou como diretora auxiliar. O mandato dura um ano para que em 2011 o colégio siga o mesmo calendário das demais escolas. A partir de então, o diretor fica no cargo por três anos.

Entre os estudantes havia muita expectativa. Além de participarem como eleitores, muitos também se inscreveram para mesários e fiscais. As amigas Lucía dos Anjos e Anahi Zaracho, ambas de 15 anos, foram fiscais durante o pleito. "É uma revolução. Um momento histórico e decidi participar", diz Anahi. Lucía espera que com a gestão democrática os alunos participem mais das decisões importantes do colégio. "Infelizmente alguns estudantes não sabem a importância do voto e ainda acham que é brincadeira. Meu desejo é que isso mude."

A presidente da comissão eleitoral do CEP, Josane França Buschmann, afirma que o pleito ocorreu sem incidentes. "Pre­paramos o processo para que as duas chapas inscritas fossem tratadas com equidade." A reportagem não pôde conversar ontem com os candidatos em função da norma eleitoral do colégio.

Participação

Elisandra Schwanka é mãe de um aluno da 6.ª série e foi votar pelo filho. "Sempre acompanho a vida escolar dele. Vim ao pleito porque é a educação dele que está em jogo e desejo participar", diz. A estudante Tereza Stephanny, 15 anos, participou porque espera que o CEP volte a ter a qualidade de ensino pela qual era referência no país. Ela deseja cursar Medicina e sonha com o dia em que os colegas não precisarão fazer um cursinho particular para entrar na universidade.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.