• Carregando...

Cerca de seis mil profissionais paranaenses registrados no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná (CREA-PR) foram às urnas nesta quarta-feira (9), em todo o estado, para eleger o novo presidente do Conselho pelos próximos três anos.

O voto não era obrigatório e apesar do número baixo de votantes, pouco mais de 16% dos 37 mil registrados no estado, a participação não causou surpresa à Comissão Eleitoral Regional (CER). "Já prevíamos esse número, toda eleição é assim", afirmou o engenheiro civil Joel Krüger, coordenador da CER. "Em Curitiba, 1.500 profissionais exerceram o direito de voto", complementou.

O sistema de votação foi idêntico ao usado nas eleições municipais em 2004. As 45 urnas eletrônicas foram cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na eleição do CREA-PR os problemas não foram as urnas e sim a lentidão na consulta ao banco nacional de cadastro.

"Durante toda a manhã tivemos muita lentidão no sistema. Para votar, o profissional apresentava o documento que era consultado no banco de cadastro para saber se esse eleitor estava com a anuidade quitada. Essa consulta é que foi lenta", explicou o coordenador da CER. "Cerca de 80% dos votos foram em cédulas, que seriam transportadas para a capital paranaense durante toda à noite", complementou Krüger.

A apuração dos votos, centralizada em Curitiba, deve começar por volta de 12h desta quinta-feira (10) e o novo presidente do CREA-PR deve ser conhecido no fim do dia. Quatro candidatos disputam o cargo: o engenheiro agrônomo Álvaro José Cabrini Junior, engenheiro florestal Carlos Alberto Vanolli, e os engenheiros civis João Carlos Seravali e José Roberto Hoffmann. O eleito vai presidir o CREA-PR no triênio 2006/2008.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]