• Carregando...

Cerca de 6 mil profissionais paranaenses registrados no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR) foram às urnas ontem, em todo o estado, para eleger o novo presidente da entidade pelos próximos três anos. A apuração dos votos, centralizada em Curitiba, deve começar hoje, por volta de meio-dia, e o novo presidente do Crea-PR deve ser conhecido no fim do dia.

Quatro candidatos disputam o cargo: o engenheiro agrônomo Álvaro José Cabrini Junior, engenheiro florestal Carlos Alberto Vanolli, e os engenheiros civis João Carlos Seravali e José Roberto Hoffmann.

Votação

O voto não era obrigatório e apesar do número baixo de votantes, o equivalente a 16% dos 37 mil registrados no estado, a participação não causou surpresa à Comissão Eleitoral Regional (CRE). "Já prevíamos esse número, toda eleição é assim", afirmou o engenheiro civil Joel Krüger, coordenador da CER. "Em Curitiba, 1.500 profissionais exerceram o direito de voto", disse.

O sistema de votação foi idêntico ao usado nas eleições municipais em 2004. As 45 urnas eletrônicas usadas foram cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Na eleição do Crea, os problemas não foram as urnas e sim a lentidão na consulta ao banco nacional de cadastro.

"Para votar, o profissional apresentava o documento que era consultado no banco de cadastro para saber se ele estava com a anuidade quitada. Essa consulta que foi lenta. Cerca de 80% dos votos foram em cédulas", explicou o coordenador da CER.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]