• Carregando...

Professor do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o matemático Décio Sperandio, 55 anos, foi eleito reitor da instituição com 4.870 votos (59,8% dos votos válidos). A votação em segundo turno ocorreu na última quarta-feira, e o resultado foi divulgado ainda na madrugada de ontem. "A vitória mostrou que as pessoas não estavam contentes com a situação", diz o reitor eleito. "Queremos melhorar as questões operacionais e resgatar a autonomia da UEM."

Sperandio assume no dia 10 de outubro e, apesar de evitar comentar a atuação da reitoria que está saindo, assegura que pretende dedicar atenção aos câmpus regionais que ficaram em segundo plano. Nesses locais tornou-se comum a falta de professores e de estrutura, como equipamentos nos laboratórios.

O mote de campanha da chapa vencedora, "Universidade Pública Sempre!", busca resgatar a autonomia universitária. Como exemplo dessa autonomia, cita a possibilidade de a própria instituição decidir sobre a liberação de professores para a apresentação de trabalhos científicos – hoje a decisão cabe ao governo estadual.

Outra meta de Sperandio é reduzir o número de professores temporários, para evitar que os alunos fiquem sem aulas no início do ano letivo. A UEM tem 1,4 mil docentes, sendo que 300 são temporários. Entre as promessas de campanha, também estão implantar um projeto paisagístico nos câmpus e melhorar as salas de aula com recursos audiovisuais.

A UEM tem um orçamento para este ano de aproximadamente R$ 250 milhões, e uma folha de pagamento de R$ 12,8 milhões. São 49 cursos de graduação, com 1.421 professores, 2.652 técnicos administrativos e 17.465 alunos. Há cursos e atividades nas cidades de Cianorte, Goioerê, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Umuarama, Porto Rico, Loanda, Cruzeiro do Oeste, Guaíra e Iguatemi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]