• Carregando...

O número de casamentos registrado em Maringá em 2011 foi maior do que o registrado em 2010. Mesmo assim, as uniões não acompanharam o crescimento de divórcios na cidade no mesmo período. De acordo com a pesquisa Estatística do Registro Civil 2011, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira (17), 2011 registrou um crescimento de 1,37% no número de casamentos contra um aumento de 30,9% de divórcios.

Segundo o IBGE, foram 2.662 casamentos no ano passado contra 2.626 registrados no ano anterior. Os divórcios, que eram 646 em 2010, saltaram para 846 em 2011. De acordo com o IBGE, o aumento registrado no ano passado, não apenas em Maringá, mas no Brasil todo, deve-se à mudança da legislação sobre o tema. A aprovação de uma emenda constitucional suprimiu os prazos prévios para o requerimento de divórcios, o que diminuiu a burocracia e deu mais rapidez à dissolução de uniões formais. No Município, um processo de divórcio pode ser concluído em até dois dias.

Na avaliação da psicóloga Claudia Razente Cantero, o aumento no número de divórcios se deve a um conjunto de fatores, além daquele citado pelo IBGE. Para ela, as relações estão mais superficiais, muitas pessoas não têm ideia do que é um casamento. "Antes havia aquela ideia de que tinha de durar para sempre. Hoje, muitos pais falam para os filhos que, se não der certo, é só separar. As pessoas se casam com a possibilidade do divórcio", diz.

Outro fator que influenciou a mudança de comportamento dos casais, segundo a psicóloga, é a própria independência da mulher. Se antes muitas delas nem ao menos concluíam o Ensino Médio, casavam-se e dedicavam a vida ao marido e aos filhos, hoje elas têm profissão e muitas são chefes de família. "Elas ganham o próprio dinheiro, não dependem do marido", lembra. Outro fator a ser considerado é a aceitação do divórcio pela sociedade. "Não é mais tabu."

Apesar do tímido crescimento do número de casamentos na cidade, a psicóloga Claudia Razente Cantero afirma que os dados ainda refletem a crença que as pessoas têm no casamento. "Embora o número de divórcios tenha aumentado, as pessoas acreditam nessa instituição."

Brasil

Em todo o Brasil, o número de divórcios cresceu 45,6% em apenas um ano. Foram 351.153 processos em 2011 contra 241.122 no ano anterior. Segundo o IBGE, a taxa atingiu o maior valor desde 1984, de 2,6 divórcios para cada mil habitantes de 15 anos ou mais.

O Distrito Federal registrou a maior taxa (4,8%), seguido de Rondônia (4,7%). Os menores índices foram observados no Maranhão (1,1%), no Amapá e em Tocantins (ambos com 1,5%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]