• Carregando...

Rio de Janeiro – O índice de fumantes na população acima de 15 anos caiu de 32% para 19%, de 1989 a 2003. Os dados são do Ministério da Saúde, que nos últimos anos intensificou a política de combate ao fumo. Ainda assim, o tabagismo é a causa da morte de aproximadamente 200 mil brasileiros/ano, vítimas principalmente de câncer e doenças cardiovasculares.

Convenção

O resultado da política antitabagista do governo levou o país a ser escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para presidir as negociações de elaboração da Convenção Quadro, tratado internacional de combate ao tabaco. Apesar de ter sido o primeiro país a firmar o documento, o Brasil até agora não ratificou a convenção – a ratificação precisa ser aprovada pelo Senado. O prazo dado pela OMS termina em 7 de novembro. Atualmente, o Brasil é o primeiro exportador e o segundo maior produtor do fumo no mundo.

Uma pesquisa realizada pela Organização Panamericana de Saúde (Opas) em seis capitais latino-americanas e no Rio de Janeiro avaliou a concentração de nicotina no ar em escolas, hospitais, aeroportos, prédios do governo e restaurantes. Neste índice, o Rio esteve entre as cidades com menor concentração. Mas considerando apenas bares e restaurantes, os cariocas perdem apenas para Buenos Aires, na Argentina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]