Os municípios da região metropolitana (RMC) puxaram o índice de homicídios no último fim de semana. Entre as 20 horas de sexta-feira (23) e às oito horas de segunda-feira (26), foram 11 mortes violentas: mais que o dobro do que o registrado no fim de semana anterior, quando houve cinco casos. São José dos Pinhais foi a cidade com mais assassinatos: quatro, no total. Os outros casos da RMC ocorreram em Piraquara (3), Pinhais (2), Campo Magro (1) e Rio Branco do Sul (1).
Em Curitiba, no entanto, houve uma redução drástica no número de mortes violentas. Foram três casos, contra dez registrados no fim de semana anterior. Juntos, a capital e a região metropolitana somaram 14 assassinatos entre os dias 23 e 26. Nove casos foram causados por ferimentos de arma de fogo, dois por agressões físicas, e dois por arma branca. Um caso de morte por queimadura é tratado como homicídio pela polícia.Violência na região metropolitana
O primeiro caso de porte violenta ocorreu na noite de sexta-feira, na Planta São Marcos, em São José dos Pinhais. O crime ocorreu dentro de uma casa noturna que, segundo a polícia, era usada como ponto de prostituição. O dona do estabelecimento, Lenir de Fátima Proencia, de 46 anos, foi atingida por um tiro no pescoço e morreu no local. Segundo a Polícia Militar (PM), homens encapuzados invadiram a casa e abriram fogo contra ela.
Outro caso investigado pela Polícia Civil de São José dos Pinhais é a de um corpo encontrado carbonizado dentro de uma cabana queimada, na Estrada da Guaricana, em local ermo. Segundo o delegado Gil Tesserolli, um homem conhecido como "Pescador de Lobisomem" morava no local e está desaparecido. A moto de um vigilante que presta serviços à Companhia Elétrica do Paraná (Copel) também foi encontrada queimada. O vigia também não foi encontrado. "O cadáver foi encaminhado à perícia. Precisamos saber de quem é o corpo e onde estão os desaparecidos", disse o delegado.
Em Piraquara, foi registrado um duplo homicídio. Segundo a PM, por volta das 22 horas, um grupo de homens armados invadiu uma residência no Jardim Holandês. Os bandidos dispararam diversas vezes contra as pessoas que estavam na casa. Um adolescente de 15 anos foi atingido e morreu no local. Os tiros também acertaram Ciro Gomes Evenca, de 25 anos, que chegou a ser encaminhado ao Hospital Angelina Caron, mas não resistiu aos ferimentos.



