• Carregando...
Pousada Sankay e casas próximas foram soterradas por toneladas de terra que se desprenderam do morro em direção ao mar | Reuters
Pousada Sankay e casas próximas foram soterradas por toneladas de terra que se desprenderam do morro em direção ao mar| Foto: Reuters
  • Bombeiros retiram corpo de vítima do deslizamento
  • Parentes e amigos das vítimas do deslizamento participam de velório coletivo em Angra dos Reis

O número de mortos pelos deslizamentos em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, chegou a 39, de acordo com dados da Defesa Civil consultados às 14h15 deste sábado (2).

No início da tarde, mais três mortes foram confirmadas na Praia do Bananal, em Ilha Grande, o que elevou para 26 o número de mortos no entorno da pousada Sankay.

Mais cedo, outra morte havia sido anunciada no Morro da Carioca, na região central de Angra, colocando em 13 o número de vítimas na área. No total do estado, as vítimas da chuva que atingiu diversas cidades entre a quarta-feira (30) e a sexta-feira (1º) são 61.

Cães farejadores auxiliam nos esforços de busca por pelo menos cinco desaparecidos na Praia do Bananal. Segundo o subcomandante do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, José Paulo, foram enviados mais 60 homens da capital fluminense para o reforço das ações em Angra.

O governador Sérgio Cabral sobrevoou na manhã toda a área de Ilha de Grande e Angra dos Reis, e defendeu uma "política séria de solo" em todo o estado do Rio. Em conversa por telefone com Cabral, o presidente Lula prometeu ajudar as vítimas da chuva.

"Solo urbano é um problema de todos. Não se pode brincar com o solo. Os americanos não brincam com o frio", disse o governador em entrevista à Rádio CBN, neste sábado (2). Ele também enfatizou a importância de se rever a construção em locais de risco. Segundo ele, 3 mil casas em Angra estão em áreas de risco.

Hotel no Rio para familiares das vítimas

No início da tarde deste sábado (2), Sérgio Cabral anunciou que colocará o Hotel Windsor Guanabara, no Centro do Rio, à disposição dos familiares de vítimas da tragédia em Angra dos Reis. De acordo com a assessoria de imprensa do governo do estado, os parentes vindos de outros estados poderão permanecer no local enquanto resolvem a liberação dos corpos, assim como aqueles que possuem pessoas da família ainda desaparecidas.

Ainda segundo a assessoria do governo, o governador recebeu uma ligação do presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Luiz Zveiter, que determinou que os parentes das vítimas não precisarão comparecer ao cartório para autorizar o sepultamento dos corpos, como acontece normalmente. Os familiares deverão se dirigir diretamente ao plantão do fórum para emissão da certidão de óbito.

Corpos identificados

Várias vítimas já foram identificadas. À medida que os corpos são reconhecidos, os nomes são divulgados pela prefeitura de Angra dos Reis e pelo Instituto Médico Legal do Rio.

Mas apesar das identificações, alguns parentes reclamam da demora na liberação dos corpos.

O IML informa que, para que o nome da vítima conste no atestado de óbito, o procedimento padrão do instituto exige documentos originais da vítima e da pessoa que a identifica.

O prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, decretou luto por três dias e cancelou toda a programação do final de ano, entre elas a tradicional procissão marítima que aconteceria nesta sexta. A festa pelos 508 anos de Angra, que seria comemorada no próximo dia 6, também foi cancelada.

Para informações sobre Angra, a Defesa Civil municipal disponibiliza os seguintes telefones: (24) 3377-7991 / 3777-7480.

Chuvas matam 61 no estado

As chuvas causaram 61 mortes no Rio de Janeiro desde o dia 30 de dezembro. Além das 39 em Angra, foram 22 mortes no estado. Destas, segundo dados da Defesa Civil, cinco foram na Praça Seca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste; três em Quintino, três em Vaz Lobo, no subúrbio; quatro em Magé (entre elas as de um casal de idosos), uma em Duque de Caxias, duas em São João de Meriti e duas em Belford Roxo, na Baixada Fluminense; e duas em Niterói, na Região Metropolitana.

As primeiras informações atribuíam as mortes de Quintino a Cascadura, mas a Defesa Civil estadual considera que as mortes ocorreram em Quintino.

Novo deslizamento interrompe buscas por uma hora

Um novo deslizamento de terra na tarde deste sábado (2) interrompeu por uma hora as buscas por vítimas no Morro da Carioca, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. A suspensão temporária dos trabalhos foi realizada por medida de segurança.

De acordo com informações da prefeitura da cidade, o novo incidente, que aconteceu por volta das 14h30, não deixou feridos. O local foi um dos mais atingidos por deslizamentos nos últimos dias, com seis casas soterradas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]