O número global de mortos pelo vírus Ebola subiu para 7.588, dos 19.497 casos confirmados da epidemia, que já dura um ano e atinge principalmente a África Ocidental, disse nesta quarta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS). O vírus ainda está se espalhando intensamente em Serra Leoa, especialmente nas regiões norte e oeste, com 315 novos casos confirmados relatados na ex-colônia britânica na semana de 21 de dezembro, afirmou a OMS. O número inclui 115 casos na capital do país Freetown.

CARREGANDO :)

"O distrito vizinho Port Loko experimentou um aumento de novos casos, relatando 92 casos confirmados em comparação com 56 na semana anterior", disse a OMS. Em Serra Leoa, informações sobre como prevenir e tratar o Ebola foram levadas a mais de 5.000 domicílios, entre 10 e 17 de dezembro, como parte de uma grande campanha de conscientização, segundo a organização.

Na Guiné, 156 casos confirmados foram registrados durante o mesmo período, "a mais alta incidência de casos relatados pelo país neste surto", disse a OMS. "Isso em grande parte devido a um surto de casos no distrito de Kissidougou, que relatou 58 casos confirmados - um terço dos casos notificados no país na semana passada."

Publicidade

Observando que o distrito estavam relatando anteriormente menos de cinco casos por semana, a OMS disse que o aumento mostrou a necessidade de uma vigilância constante, mesmo que o vírus não esteja generalizado.

Na Libéria, onde a incidência de casos tem diminuído em relação ao mês passado, 21 casos foram notificados na semana de 21 de dezembro. Cinco outros países - Nigéria, Senegal, Mali, Espanha e Estados Unidos - tiveram casos importados e estão incluídos na pesquisa global.

Veja também
  • Estado Islâmico abate avião de guerra na Síria e captura piloto
  • Israel ataca Gaza após ação de atiradores palestinos
  • EUA podem rever proibição para gays doarem sangue
  • Toque de recolher é imposto após ataque étnico na Índia