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O Aeroporto Internacional Afonso Pena registrou um aumento de 14% no número de passageiros em 2011. De janeiro a maio, a média mensal de usuários chegou a 548,8 mil contra 481,2 mil pessoas em 2010. Pela primeira vez, ano passado, a movimentação no Afonso Pena ultrapassou a marca de 5 milhões de passageiros (veja infográfico). Se o ritmo se manter, o aeroporto deve fechar 2011 com uma movimentação de 6,5 milhões de viajantes.

Segundo a Infraero, a obra de reforma e ampliação do terminal de passageiros, cujos projetos básicos e executivos já estão sendo feitos, leva em conta a demanda prevista para os próximos anos. A estimativa é que em 2014, ano da Copa do Mundo, 8,3 milhões de pessoas passem pelo aeroporto.

O custo da obra chega a R$ 130 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Hoje, o Afonso Pena tem 30 balcões de check-in e quatro esteiras de bagagem. Com a ampliação, a estrutura deve chegar a 64 balcões e sete esteiras. A previsão é que a obra esteja concluída até dezembro de 2013. Além da ampliação dos terminais, a Infraero também prevê, para 2012 e 2013, a ampliação do pátio de aeronaves e das pistas de táxi.

Mesmo com os investimentos previstos, o coordenador do Conselho Temático de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Paulo Ceschin, afirma que melhorias em larga escala no Afonso Pena só ocorrerão com a participação da iniciativa privada. "Em Curitiba, a Infraero tecnicamente sabe o que está acontecendo, mas está fazendo o trabalho na velocidade e com as limitações de uma empresa pública. A médio prazo, o Afonso Pena também deve passar por um processo de concessão similar ao que ocorrerá nos aeroportos de São Paulo e Brasília", prevê.

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