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O engenheiro de transportes Alan Cannell, um dos principais especialistas de trânsito de Curitiba, afirma que a prefeitura deveria rever a necessidade do sistema de EstaR em alguns pontos da cidade. "Há muitos lugares que talvez não precisassem mais do EstaR, onde sobram vagas." Hoje, o sistema do EstaR, que foi implantado em 1971, disciplina o estacionamento em 7,5 mil vagas da cidade.

Uma possível redução dos pontos de fiscalização poderia ser uma alternativa para redirecionar uma parte do efetivo usado na fiscalização do estacionamento regulamentado para as ações de ordenamento do tráfego. Hoje, a fiscalização do sistema do EstaR ocupa 210 agentes, embora esses funcionários da Diretran estejam capacitados para outras atividades. Sobram 140 para as outras atividades.

Cobertor curto

O advogado e professor de Direito de Trânsito Marcelo Araújo afirma que a sociedade precisa discutir essa questão, diante da escassez de agentes de trânsito. "O cobertor é curto. É preciso discutir qual deve ser a prioridade da fiscalização", diz Araújo.

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