• Carregando...
 | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
  • Caindo do cavalo

A população de cães de rua de Curitiba, estimada em 13,5 mil animais, tende a crescer nos próximos meses. É que quando chega o verão muita gente viaja e opta pela solução que lhe parece mais fácil: simplesmente descarta o bicho no meio da rua. No retorno, compra outro animal de estimação, que no próximo verão, ao que tudo indica, terá o mesmo destino de seu antecessor. Um crime contra os animais e um baita desrespeito contra quem mora na cidade, que deveria ser punido.

Dinheiro para a "bera"

Neste período do ano, em que várias faculdades divulgam os resultados de seus vestibulares, calouros cheios de lama e de tinta tornam-se figuras comuns no cenário da cidade. Geralmente eles podem ser vistos nos cruzamentos, fazendo o tradicional pedágio. "Ajuda o calouro do curso X", é o que dizem aos motoristas, chorando um trocado. O que não dizem é que quase sempre o dinheiro arrecadado tem um só fim: comprar a "bera" (cerveja, segundo o dicionário informal) dos veteranos.

Mulher na frente, mas não muito

As mulheres têm alimentação mais saudável do que homens, mas ainda distante da ideal. A conclusão é da nutricionista Raquel da Silva Assunção, que elaborou uma pesquisa sobre o assunto. O estudo baseou-se em dados do Vigitel, levantamento anual do Ministério da Saúde. Entre outros pontos, ela constatou que 28,6% das mulheres consomem frutas e hortaliças cinco ou mais vezes por semana, contra apenas 16,9% dos homens. Já o índice de consumo de carnes gordurosas ainda é superior ao recomendado em ambos os sexos.

Disque 100

Hoje, Dia Internacional dos Direitos Humanos, o governo federal divulga o balanço do Disque 100. O levantamento refere-se a denúncias de violações de direitos humanos recebidas entre janeiro e novembro de 2012, envolvendo especialmente crianças e adolescentes, idosos, população em situação de rua, pessoas com deficiência e grupos LGBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais).

Estrela de Belém

A Faculdade Evangélica do Paraná está realizando uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados ao Centro de Apoio Estrela de Belém, que mantém crianças carentes. As doações podem ser entregues na Faculdade Evangélica (Rua Padre Anchieta, 2.770, Bigorrilho), no setor financeiro, até o dia 21.

Caindo do cavalo

Sabendo que enfrentaria fila no Itaú de Bocaiúva do Sul, na região metropolitana de Curitiba, um morador pegou muletas e se dirigiu ao banco. Chegando lá, foi direto para a fila de deficientes, vazia, e foi rapidamente atendido. Ao sair, meio ressabiado, esqueceu as muletas encostadas no balcão e foi alertado por clientes: "Não vai levar suas muletas?". O rapaz é portador de uma limitação física, mas não ao ponto de precisar de amparo artificial o tempo todo. Só em ocasiões especiais (a história, digna de registro, foi contada pelo jornalista Joaquim Barros, que já foi titular dessa coluna).

* * * * * "Não é difícil morrer nesta vida. Viver é muito mais difícil."

(Vladimir Maiakóvski, poeta russo)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]