• Carregando...

1. Contenção de Chávez

Com a visita, os EUA tentarão reduzir a influência de Hugo Chávez na América Latina.

2. Tecnologia do álcool

Os EUA têm interesse em aprofundar relações comerciais com o Brasil, incluindo a transferência do know-how brasileiro na indústria do álcool combustível.

3. ALCA

Bush pode tentar retomar conversa sobre a Alca, que ficou travada em 2004 porque o Brasil se nega a incluir temas como propriedade intelectual e comércio de serviços nas negociações, temendo que as regras virem novas barreiras comerciais.

4. Propriedade intelectual Lula pode ser cobrado pelo fato de o Brasil constar na "Super 301", uma "lista negra" dos EUA onde estão países que supostamente não cumprem as exigências de propriedade intelectual e estão sujeitos a sanções comerciais.

O que Lula quer

1. Tarifa do álcool Lula deve cobrar o fim da taxa americana de importação do álcool ou a sua redução gradual, que está prevista para expirar em 2009. O Brasil paga R$ 0,30 por litro de álcool que entra no mercado dos EUA, além de 2,5% sobre o valor da venda.

2. Rodada de Doha Bush deverá ser cobrado sobre a implantação das mudanças exigidas pela OMC contra subsídios que os EUA pagam a agricultores. A resistência dos americanos levou à paralisação, em junho, da Rodada de Doha de liberalização do mercado mundial.

3. Taxas e salvaguardas Lula deve cobrar a redução ou o fim de salvaguardas impostas pelo Departamento de Comércio americano a produtos brasileiros, principalmente siderúrgicos. Além disso, cerca de 80 produtos exportados, principalmente agrícolas, enfrentam algum tipo de proteção comercial no mercado dos EUA.

4. Conselho de Segurança da ONU Bush poderá ser requisitado a ajudar Lula em um dos objetivos da política externa brasileira: conquistar um assento entre os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU. Os EUA evitam se posicionar em relação à América do Sul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]