i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Entenda

O que é a campanha “Ela Decide”, inspirada no ativismo abortista do “She Decides”

  • [08/12/2019] [18:15]
Peça publicitária da campanha Ela Decide, lançada no Brasil em abril de 2018| Foto: Reprodução

É bonito ver o engajamento de jovens atrizes e youtubers estrelando campanhas publicitárias de forma voluntária para estimular mulheres a serem responsáveis e conscientes das próprias escolhas afetivas, sexuais e reprodutivas, como na campanha "Ela Decide", iniciada em 2018 e que teve peças publicitárias e vídeos divulgados pela mídia e em redes sociais.

E é igualmente louvável que representantes da sociedade civil se unam para formar uma grande rede propagadora de informações sobre a saúde da mulher, na tentativa de evitar que mais brasileiras, especialmente em regiões carentes, entrem para as alarmantes estatísticas de gravidez na adolescência ou de mortalidade materna simplesmente por falta de conhecimento.

Mas tanto a campanha "Ela Decide" quanto sua patrocinadora, a Aliança pela Saúde e pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos no Brasil, despertam preocupação entre os defensores da vida por terem se inspirado no movimento global "She Decides", que prega abertamente em seu manifesto, entre outras coisas, que "o mundo é melhor quando ela (a mulher) tem acesso ao aborto seguro."

Manifesto disponível na página do Movimento She Decides pregando a liberdade da mulher para decidir qualquer coisa relativa a sexo, inclusive a prática do aborto diante de uma gravidez indesejada.
Manifesto disponível na página do Movimento She Decides pregando a liberdade da mulher para decidir qualquer coisa relativa a sexo, inclusive a prática do aborto diante de uma gravidez indesejada.| Reprodução

ESPECIAL: Defesa da vida: por que o aborto não deve ser legalizado no Brasil
Convicções da Gazeta do Povo: A valorização da mulher
Leia também: Estatuto do Nascituro “amplia” ECA para combater ativismo a favor do aborto

O que é e o que defende a Aliança pela Saúde

O movimento Aliança pela Saúde e pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos no Brasil é uma rede de empresas e organizações filantrópicas, criada em abril de 2018, que se propõe a promover o debate público de questões relacionadas à saúde feminina. Entre as empresas e entidades apoiadoras estão o Instituto Ethos de Responsabilidade Social; as multinacionais MSD e Semina, que fabricam e comercializam medicamentos, manuais médicos e produtos como DIU e preservativo feminino; as redes Accor Hotels, Magazine Luíza e The Body Shop, a indústria de preservativos Jontex e o SESC. Algumas ajudam apenas com produção de conteúdo e de estratégias de atuação, caso do Instituto Ethos; outras, com apoio financeiro na realização de eventos, palestras e campanhas como a "Ela Decide", lançada também em abril do ano passado.

A maior ajuda, no entanto, vem do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e da Embaixada dos Países Baixos, que também estão por trás do movimento global "She Decides" - divulgador da causa abortista, entre tantas outras que dizem respeito ao que os responsáveis pelo movimento definem como "direitos sexuais e reprodutivos femininos."

Como e por que surgiu o movimento She Decides

A origem do movimento She Decides na Bélgica está relacionada a uma decisão política do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No início do mandato, em janeiro de 2017, Trump restabeleceu uma versão ampliada de uma regra interna chamada "Global Gag", que tenta cortar cerca de meio bilhão de dólares em assistência médica para organizações internacionais que realizam aborto ou fornecem medicamentos e informações para a prática. A regra foi introduzida pelo ex-presidente republicano Ronald Reagan na década de 1980 e, desde então, vinha sendo desativada pelos sucessores democratas (pró-aborto) e reimplementada pelos republicanos (pró-vida).

Em 2017, Donald Trump interrompeu o repasse de verbas que o governo americano vinha fazendo para o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), alegando que o fundo, criado há 52 anos para promover programas de desenvolvimento populacional relacionados aos temas de saúde sexual, reprodutiva e igualdade de gênero, bancava ONGs que oferecem aborto ou aconselhamento sobre aborto em vários países - o que seria incompatível com as normas de saúde americanas.

O Fundo UNFPA nega, mas o fato é que o "She Decides" surgiu como reação aos cortes no financiamento pelo governo americano de ONGs que lutam pela legalização do aborto em vários países, tanto que foi lançado na Bélgica cinco semanas depois do anúncio feito pelo governo Trump. Na época, conforme divulgação da rede de comunicação alemã Deutsche Welle, a ministra holandesa de Comércio Exterior, Liliane Ploumen, reconheceu o envolvimento com a causa abortista e anunciou que o "She Decides" já tinha o apoio de 50 países e um montante de 181 milhões de euros. Um único repasse de um doador americano que teria preferido o anonimato, segundo a ministra, chegou à cifra de 50 milhões de dólares.

O que dizem os apoiadores da campanha brasileira "Ela Decide" em relação ao aborto, defendido pelo movimento "She Decides"

Contatadas para esclarecer se estavam cientes acerca das bandeiras defendidas pela organização internacional "She Decides", que incluem a "prática do aborto seguro", a empresa Semina se pronunciou por meio de nota informando que "a campanha 'Ela Decide' tem como tema central a saúde sexual, reprodutiva e direitos. Nem a campanha, nem a Aliança promovem o aborto. Em vez disso, atribuem a mais alta prioridade ao planejamento reprodutivo voluntário e acesso a informações para evitar o recurso ao aborto, que nunca deve ser encarado como um método contraceptivo. Nem a campanha 'Ela Decide', nem a Aliança discutem mudanças no status legal do aborto, que são processos de tomada de decisão de responsabilidade da nação."

A empresa MSD também mandou uma nota que não menciona a palavra aborto, mas esclarece que "a MSD tem o compromisso com a Aliança e com as mulheres brasileiras na ampliação do acesso aos contraceptivos de longa ação, considerados os métodos mais efetivos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). O principal objetivo da iniciativa é mobilizar e engajar o setor privado e outros atores na construção e manutenção de um ambiente favorável à promoção e defesa da saúde sexual e reprodutiva no Brasil."

A assessoria de Luíza Trajano, presidente do Conselho Administrativo da rede Magazine Luiza, esclarece que a empresária é conselheira voluntária do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e que "a campanha 'Ela Decide Seu Presente e Seu Futuro' busca fortalecer a agenda de saúde e de direitos no setor privado, além de criar oportunidades para qualificar o debate público e demonstrar o potencial de políticas públicas direcionadas a este tema."

A gerente executiva do Instituto Ethos, Marina Ferro, informou que o Instituto entrou para a Aliança pela Saúde e pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos no Brasil por trabalhar com empresas preocupadas com responsabilidade social que podem auxiliar a melhorar o acesso das mulheres a informações sobre saúde. "Desde o início a Aliança está muito voltada para divulgar os números alarmantes relativos à saúde feminina", disse Marina Ferro. E completou: "Aborto nem é consenso entre os apoiadores, isso nunca foi discutido.”

37 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]
Tudo sobre:

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 37 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • C

    Cristian carla a. Volski cassi

    ± 83 dias

    As influências de redes sociais hoje são perversas. Quem já fez ou conhece alguém que fez (muitas!) , sabem do sofrimenro emocional que perdura... Pensar, educação sexual é fundamental. Somos seres sexuados e fazemos sexo independente de vertentes religiosas ou. Ideológicas. Então aprender é fundamental. Tabus sociais e religiosos impedem ou atrapalham e na esteira do desconhecimento, do "não vai acontecer comigo", vem os traumas... complexo e dificil para familias, pessoas e sociedade

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celito Medeiros

    ± 92 dias

    Ela chegou ao seu Médico e disse: Eu DECIDI fazer o aborto, não vou colocar em risco minha vida nesta dúvida, já tenho dois filhos e isto me basta. Tudo bem, respondeu o Médico: Já que deseja matar este filho que poderia lhe causar problemas, mate um dos demais que não terá problemas algum para seu corpo e sua saúde! - Foi um choque compreender o significado de um aborto!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Miguel

    ± 92 dias

    Num mundo cada vez mais erotizado e permissivo, os homens têm cada vez menos cuidado e respeito para com as mulheres e elas cada vez mais dificuldade de manterem os joelhos unidos. É o sexo pelo sexo e os indefesos pagam com a vida.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    O Mito

    ± 92 dias

    Se homem engravidasse aborto ja seria legalizado ha seculos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marko

      ± 91 dias

      que comentário idi0t4!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BS.

    ± 92 dias

    DEVE SER UMA RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA. MUITOS HOMENS TEM QUE SER ACIONADOS PARA PAGAR SEUS DEVERES, O QUE É UMA VERGONHA. E PAI TEM QUE SER PRESENTE TAMBÉM.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Poliana dos Santos Martins

    ± 92 dias

    Feministas=assassinas Nojo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURO FONSECA DE MACEDO

    ± 92 dias

    "Ela decide" sobre tudo que a ela pertine, mas a vida de terceiro não é uma delas! Aborto é crime, talvez o mais bárbaro de todos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 92 dias

    Molecada, pára de fazer KAGADA !!! E se fez, assuma.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Dias

    ± 92 dias

    pera aí.... o SESC tá envolvido nesta BARBARIDADE?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jorge Dias

      ± 92 dias

      Não me assusto que o ETHOS que de ÉTICO não tem nada estar envolvido, mas o SESC?..... aí é demais... Que vergonha em SESC? Usando o dinheiro dos associados para isso? Palhaçada!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Portugal

    ± 92 dias

    Para quem diz ser a favor do aborto, primeiro procure assistir algum vídeo de cm é realizado o aborto e o sofrimento fetal e depois decida.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JKuzma

    ± 92 dias

    "Ela decide" usar métodos contraceptivos e não engravida!!! É bem mais simples resolver assim!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      Neto

      ± 92 dias

      A pílula engorda, então elas não querem usar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emerson

    ± 92 dias

    Em uma sociedade onde a menina nasce com um smartphone pendurado no cordão umbilical, onde tem a sua sexualidade explorada pelos próprios pais desde a mais tenra idade, "ela decide" engravidar e depois abortar...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Teodoro Jacob Winkler

    ± 92 dias

    A melhor forma de evitar o aborto e não engravidar. Para isso são fundamentais duas coisas: primeiro educar nossas crianças e adolescentes. Segundo, responsabilizar o pai e o pai do pai quem engravidou a moça.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Choucair Gomes

    ± 92 dias

    Ela decide “matar”, claro. Campanha mais envolvida na eliminação de vulnerável. Este é o ser humano lutando por causa nobre. Triste.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    All Jr

    ± 92 dias

    Mais um projeto Globalizara de (re)engenharia social que se esconde atrás de uma causa “nobre” como cortina de fumaça, mas cujo principal objetivo é promover a bandeira do aborto no mundo. Trump agiu corretamente, e o sintoma principal de que a decisão dele foi acertada foi exatamente o surgimento dessa campanha logo após a decisão dele. Não conseguem mais se esconder...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 92 dias

    George Soros fazendo cada vez mais seguidores...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marko

    ± 92 dias

    Empresas irresponsáveis! Movimento abortista e contra a família. Deveriam estar incentivando a constituição familiar. Os indivíduos são egressos de famílias e a convivência entre estes é que irá determinar o cidadão que irá ao mundo! Esse movimento é mais um daqueles do tipo "lobo em pele de cordeiro", só querem mesmo é disseminar o aborto e que família é ruim. Eu é que não comprarei mais em magazines luiza e qqer outra empresa que participe desse tipo de coisa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 92 dias

    Diga sim à vida, Não ao aborto. Abortamento é tisnar as mãos com o sangue de um inocente. Mulher, se não quiser ter o filho que está no seu ventre por causa de uma gravidez indesejada, DOE, sempre haverá uma mão caridosa disposta a adotá-lo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Okamoto

    ± 92 dias

    "Posso tudo, mas nem tudo me convém". Ação e reação. Liberdade e Responsabilidade. "A cada um segundo suas obras". "Orai e vigiai". Sexo é para reprodução e alegria do casal, no mais é alucinação psicológica. Racionalidade pra quê?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Conservador

    ± 92 dias

    Elas e eles precisam é tomar juízo e serem mais responsaveis por seus atos a sair matando inocentes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Baulé

    ± 92 dias

    então eu também posso decidir matar um vizinho incômodo ou inconveniente? aborto é o assassinato mais vil do ser mais inocente e indefeso! sim a educação sexual responsável, sim a prevenção da gravidez, sim a proteção e adoção a infância! ABORTO É ASSASSINATO, ABORTO NÃO!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LEONARDO RIBAS GOMES

    ± 92 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marko

      ± 92 dias

      O mais importante não é educação, é o ambiente familiar, que é de onde vem os modos de convivência (não é na escola que se aprende isso). Pois é de lá que ela deve ter o ensinamento de que não deve abrir as pernas a toda hora ou, se o fizer, que use camisinha, tome pílula etc pq, caso engravide, é uma vida, um novo ser e, independentemente da vontade dela ou dele, tem o direito de nascer.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    jonny liebl

    ± 92 dias

    De alguma forma a natalidade e a explosão demográfica precisam ser controladas; melhor o aborto a crianças de pais omissos ou ausentes ou insensíveis ou de famílias desestruturadas. O melhor de tudo é a prevenção à gravidez não pretendida.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VOTO IMPRESSO JÁ

    ± 92 dias

    Leia-se "ELA ASSASSINA BEBÊ".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 92 dias

    Gente que deveria ter sido abordada pelos pais...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      Road Warrior

      ± 92 dias

      A turma da Lacrosfera querendo popularidade...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Maquiavel

      ± 92 dias

      * Abortada

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 92 dias

    O fim é sempre o mesmo: o prazer egoísta e sem responsabilidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FRANCIELY

    ± 92 dias

    Que horror! Estão induzindo jovens a se tornarem objeto de manipulação e essas ignorantes acham q estão sendo protagonistas da própria vida! É bom que se divulgue o nome dessas empresas para que possamos boicotá-los: assassinos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Teodoro Jacob Winkler

    ± 92 dias

    Vamos todos boicotar assassinos de fetos. Entre eles o Mazine Luiza.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Sousa

    ± 92 dias

    venha logo, meteoro

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 93 dias

    O nome já diz tudo! Mas questionadas "Elas decidem" esconder o propósito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.