• Carregando...

SetembroPM libera pedágio na BR-277

Na manhã do dia 7 de setembro, em pleno feriado, o inesperado acontecia: a Polícia Militar (PM) impediu a cobrança de pedágio nas cinco praças administradas pela concessionária Rodovia das Cataratas, na BR-277, entre Foz do Iguaçu e Guarapuava. A concessionária não cumpria portaria do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) que suspendeu o pagamento da tarifa desde a zero hora de ontem.

Por volta das 9 horas, cinco equipes formadas por 10 PMs deslocaram-se para os postos de São Miguel do Iguaçu, Céu Azul, Cascavel, Laranjeiras do Sul e Candói para liberar as cancelas.

A liberação das praças foi pacífica. A pedido da empresa, os funcionários deixaram de cobrar a tarifa sem mostrar resistência. A concessionária havia reajustado o preço do pedágio em 17,4% com base em decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) de Porto Alegre. Na praça de São Miguel do Iguaçu a tarifa havia passado de R$ 4,50 para R$ 5,40.

Manifestações racistas em Curitiba

Na manhã do dia 21 de setembro, o centro histórico de Curitiba amanhecia com vários adesivos racistas pregando o "orgulho branco". A reação dos movimento negro, associada à do Grupo Dignidade, que denunciou a tentativa de homicídio de um jovem negro e homossexual – atacado a golpes de tesoura no dia 18 daquele mês – , desencadeou a investigação do Comando de Operações Policiais Especiais (Cope) da Polícia Civil, que culminou com a prisão de 11 pessoas em 26 de outubro. Eles fariam parte do grupo de skinheads responsável pelas manifestações racistas. Até o sábado, dia 29, outros dois integrantes haviam sido presos.

Na casa dos acusados, o Cope apreendeu farto material de apologia ao nazismo, como bandeiras, livros – entre eles o Minha Luta, de Adolf Hitler – camisetas, fitas de vídeo, fotos do casal com outros skinheads e até de crianças fazendo a saudação nazista. Também foi recolhido um boneco representando uma caveira branca enforcando um boneco menor negro, três computadores, uniformes e algumas armas, além dos CDs e do material de divulgação de uma banda de rock supostamente nazista.

No dia 18 de novembro, a Promotoria de Inquéritos Policiais, do Ministério Público do Paraná, denunciava à Justiça 11 deles pelos crimes de racismo e formação de quadrilha. Sete ainda responderão a processo por tentativa de homicídio.

OutubroSérie Infância no limite

Treze mil quilômetros por estradas, 4 mil quilômetros por rios e 2 mil quilômetros por via aérea. Este foi o roteiro percorrido pelo repórter Mauri König e o repórter fotográfico Albari Rosa na Região Norte do país em dois meses de viagem. Como resultado a série de reportagens investigativas intitulada "Infância no Limite", sobre a exploração de crianças e adolescentes, publicadas entre 9 e 12 de outubro. König e Rosa revelaram a realidade nua e crua do turismo sexual na região, as rotas de exploração de jovens e tráfico de pessoas para o Suriname. A reportagem se somou à investigação já feita nas fronteiras do Sul e Centro-Oeste do país, configurando-se no maior retrato deste tipo de crime já realizado no país. A reportagem completa pode ser conferida no site www.gazetadopovo.com.br

Faltam leitos de UTI nos hospitais do Paraná

A falta de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais, denunciado pela Gazeta do Povo no dia 6 de novembro, revelou um grave problema da saúde pública no Paraná. Conforme reportagem de Kátia Brembatti, de outubro de 2004 a outubro de 2005, 1.028 pacientes faleceram à espera de vagas nas UTIs. Os dados são da própria Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e apontam uma média de três mortes por dia.

O relátorio, ao qual a Gazeta do Povo teve acesso, também apontava a grande quantidade de mortes em corredores e enfermarias de hospitais. Morreram 419 pessoas à espera de atendimento especializado, como, hemodiálise. Somado, o número de doentes que morrem à espera de tratamento nos hospitais chega a 1.447 – o equivalente a metade das mortes no trânsito em um ano no Paraná.

Na região dos Campos Gerais, o documento "Relatório de Óbitos sem Reserva de UTI" mostrava um quadro alarmante. Entre julho de 2004 e agosto de 2005, 103 adultos e 33 crianças faleceram na lista de espera por uma vaga de leito de UTI. Em 11,7% dos casos a morte ocorreu em menos de uma hora entre a solicitação da vaga e o cancelamento do pedido de leito.

NovembroVídeo denuncia tortura militar

Na noite de 15 de novembro, um vídeo caseiro apresentado pelo programa Fantástico da Rede Globo com exclusividade chocou o país: sargentos novatos sofriam torturas e maus-tratos em um quartel do Exército, em Curitiba. Os "Lobinhos", assim chamados pelo militares veteranos, eram amarrados e supliciados com choques elétricos e agressões físicas, simulações de afogamento com baldes de água e supostas queimaduras com ferro elétrico. A repercussão foi imediata: um inquérito policial militar (IPM) foi instaurado e o tenente-coronel Ernani Lunardi Filho, foi afastado do comando do 20.º Batalhão de Infantaria Blindado (20º BIB). Os 12 sargentos que aparecem nas imagens também foram afastados de suas funções.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]