• Carregando...
Abertura para a revelação do conteúdo da garrafa será feita na próxima quarta-feira | Ateliê João Turin/Divulgação
Abertura para a revelação do conteúdo da garrafa será feita na próxima quarta-feira| Foto: Ateliê João Turin/Divulgação

Uma pequena garrafa com papéis e possivelmente um pedaço de metal foi encontrada embaixo da escultura de Tiradentes, na praça de mesmo nome, no Centro de Curitiba. O pequeno objeto está tampado com uma espécie de rolha e aparenta estar no local há décadas. A entidade responsável pela restauração e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vão abrir e revelar ao público o conteúdo do objeto na próxima quarta-feira.

O objeto foi encontrado durante a retirada do monumento para o transporte até o local onde ela passará por reparos. A obra feita pelo escultor João Turin (1878-1949) foi inaugurada em 1938. O fato de há 75 anos a estátua compor a paisagem curitibana gera expectativa sobre o conteúdo da garrafa. Ainda não há detalhes sobre desde quando o objeto está no local, se foi ele colocado por alguém lá depois da inauguração ou se é algo pensado pelo próprio escultor.

Por meio do Twitter, o prefeito Gustavo Fruet (PDT) falou sobre a garrafa, mas disse não poder dar mais detalhes sobre o assunto. Ele esteve no local durante a retirada e interagiu com seguidores do seu perfil. Aos internautas curiosos, que perguntaram sobre o conteúdo, ele apenas respondeu que a peça será aberta na presença de curadores e relatou que os manuscritos datam de 1927.

Surpresa

Maurício Appel, coordenador do trabalho de restauração da obra de João Turin – que inclui a estátua de Tiradentes –, ressaltou que antes mesmo de a estátua ser retirada, o clima era de euforia entre as pessoas que acompanharam o trabalho. "As pessoas brincavam: ‘Será que não tem nada escondido’? O escultor subiu para verificar a situação da fundição, porque a escultura estava completamente solta em cima do pedestal, e quando subiram o Tiradentes, a garrafa apareceu nos pés [do monumento]. Pelo barulho que emite quando é sacudida, ou é uma carta muito grande ou é uma série de cartas", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]