• Carregando...
Jona Braga finaliza a estátua de Michael Jackson | Marco Martins/Gazeta do Povo
Jona Braga finaliza a estátua de Michael Jackson| Foto: Marco Martins/Gazeta do Povo

Há quase dois meses o artesão Jona Silva Braga, 41 anos, trabalha dia e noite em um antigo posto telefônico no distrito de Pla­tina, em Santo Antônio da Pla­tina, no Norte Pioneiro, para con­cluir a obra que pode, segundo ele, garantir o sonho de ter um ateliê próprio. Em um espaço de pouco mais de dois metros quadrados, Braga vai esculpindo com seus formões, em um tronco de madeira kiri, a imagem que ele diz ser do cantor norte-americano Michael Jackson, morto há quatro meses.

A peça, a principal da sua carreira, deve consumir mais 25 dias de trabalho, para depois ser colocada à venda em um leilão na internet. Com o dinheiro que arrecadar, além do ateliê, o artista pretende alugar um espaço para realizar suas exposições.

Braga conta que sempre gostou das músicas do cantor e por isso resolveu homenageá-lo. Desde o começo, a intenção era vender a peça para algum fã. Com a divulgação do trabalho, ele partiu para o leilão. "Comecei a receber visitas de turistas que mostraram interesse na peça, inclusive gente do Uruguai e da Argentina", conta.

O artista não revela o valor da sua obra ou o preço final que a escultura pode conseguir em um leilão virtual. Garante apenas que já chegou a recusar uma oferta superior a R$ 100 mil. A peça pesa 70 quilos e mede 2,1 metros a partir da sua base. Apesar de ser copiada de uma foto do cantor, a escultura também tem a marca e os traços que Jona Braga coloca em suas peças, como rosto sempre fino e olhos entreabertos.

Elvis Presley

Assim que acabar a escultura de Michael Jackson, o escultor pretende começar a trabalhar na reprodução de Elvis Presley. Só que, ao invés de fazer um leilão, ele quer deixar a obra exposta em alguma sala de Santo Antônio da Platina.

Jona Braga trabalha como escultor há oito meses. Aprendeu a usar os formões ainda criança, construindo seus próprios brinquedos. Trabalhou como funileiro até fazer a sua primeira peça: um violino entalhado em madeira kiri, sem nenhuma emenda ou cola. Na época, recebeu proposta de R$ 5 mil pelo violino, mas recusou a oferta. Agora, a peça deve ser leiloada, juntamente com a estátua de Michael Jackson.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]