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O anel viário, que facilitará o fluxo de veículos na região central de Curitiba, deve ficar pronto dentro de seis meses. As obras, que deveriam ter se iniciado no mês de junho e tiveram atraso no cronograma inicial por conta da demora nos estudos topográficos, estão previstas para começar assim que o processo de concorrência for concluído, em aproximadamente dois meses. Na manhã desta segunda-feira, o prefeito Beto Richa e o governador em exercício Hermas Brandão assinaram o edital de licitação que prevê investimentos de R$ 19,2 milhões.

Na mesma cerimônia, foi assinada a autorização para o lançamento da licitação de R$ 12 milhões para as obras de pavimentação e calçamento de sete ruas de Curitiba e da Avenida Anita Garibaldi. As ruas são: Alagoas e Laudenino Ferreira Lopes, que atualmente são de antipó, Simão Brante, Francisco Timóteo de Simas, Clóvis Beviláqua Sobrinho, Gonzaga de Campos e José Carvalho de Oliveira. Por todas há circulação de ônibus e por isso o pavimento será reforçado.

Para a implantação do anel não será necessária a abertura de novas ruas, mas vias de grande movimento passarão por mudanças. Alguns trechos da Rua Brigadeiro Franco terão o estacionamento proibido. A Rua Engenheiros Rebouças será alargada entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Praça do Atlético. Outra alteração será feita na Rua Buenos Aires, que é pavimentada de paralelepípedos e deve ganhar cobertura de asfalto por causa do movimento intenso. No cruzamento das ruas Brasílio Itiberê e Conselheiro Laurindo, no Prado Velho, a via deve ser rebaixada onde antes havia uma linha férrea.

O anel terá dois sentidos, um horário e outro anti-horário, envolvendo 26 ruas. Serão 9,4 quilômetros de nova pavimentação, 79 cruzamentos recapeados e 5,9 quilômetros de ruas alargadas. Além disso, novas calçadas serão implantadas ao longo de 4,2 quilômetros. Também serão susbstituídos 197 semáforos, o que corresponde a 25% do total de equipamentos da cidade.

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