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Com apenas seis paradas, ligeirão vai reduzir em 10 minutos o tempo de percurso |
Com apenas seis paradas, ligeirão vai reduzir em 10 minutos o tempo de percurso| Foto:
  • Velocidade limitada: tentativa de evitar acidentes graves.

As obras para a implantação da linha Norte-Sul do Ligeirão em Curitiba, que começam no próximo mês, deverão afetar os usuários que utilizam o trecho de 11,5 quilômetros entre o Terminal do Santa Cândida e a Praça do Japão. De acordo com o diretor de Transporte da Urba­nização de Curitiba S/A (Urbs), Lubomir Ficinski Du­­nin, o projeto prevê pavimentação nova e o alargamento das canaletas das avenidas Paraná, João Gualberto e Sete de Setembro, que passarão a ter 10 metros de largura, três a mais do que atualmente. Para que isso seja possível, as 32 estações tubo do trajeto terão de ser desalinhadas. Gradativamente, cada estação será desativada e posteriormente realocada, nos dois sentidos de tráfego. "Vai atrapalhar um pouco os usuários. Enquanto a estação estiver sendo desalinhada [processo que dura cerca de três meses], eles terão de se deslocar até a próxima estação", diz Ficinski. Os usuários serão informados, por meio de folhetos que serão distrubuídos nos ônibus e estações, qual será a estação desativada. Quando retiradas, as estações serão revitalizadas antes da recolocação.

No trecho também serão feitas obras de drenagem, calçadas, sinalização semafórica e sinalização horizontal e vertical. O valor das obras é estimado em R$ 10,5 milhões. A próxima etapa, que vai ligar a Praça do Japão ao Pinheirinho, deve ser licitada até o fim deste ano. As obras devem terminar no segundo semestre de 2012. Segundo Ficinski, o trânsito não será afetado, já que as obras são apenas nas canaletas, e não nas ruas.

Linha direta

O ligeirão Norte será a terceira Linha Direta Expressa, sistema que permite ultrapassagem nas canaletas, reduzindo o número de paradas e o tempo de viagem. O primeiro foi a linha Pinhei­rinho-Carlos Gomes, pela Linha Verde Sul, em 2009. Em 2010, foi a vez da linha Boqueirão ser inaugurada. No caso da linha Santa Cândida-Praça do Japão, o número de paradas será reduzido de 16 para 6 e o tempo de percurso de 34 minutos para 25. Além disso, os ônibus terão tecnologia que permite abrir os semáforos.

De acordo com a prefeitura de Curitiba, até o fim do ano de 2012, 16 ligeirões azuis, com capacidade de 250 passageiros por viagem, vão percorrer o trecho, transportando aproximadamente 50 mil passageiros por dia até a Praça do Japão. Os ônibus expressos biarticulados da linha Santa Cândida-Capão Raso, com paradas em todas as estações-tubo, continuarão circulando normalmente. "O ligeirão aumenta a capacidade de transporte e diminui o tempo", afirma Lubomir Ficinski. "Com isso praticamente eliminamos o ligeirinho, que deixarão de circular nas vias rápidas. Melhorando o fluxo de trânsito."

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