• Carregando...

Quem transitou ontem na região central de Curitiba e tinha a Alameda Doutor Muricy (até o cruzamento com a Rua XV de Novembro) na rota, deparou-se com fluxo lento de veículos, apitos, motoristas impacientes e o barulho da máquina que realizava obras na pista. A rua teve o trânsito parcialmente interrompido entre às 8 horas e 18h30. Hoje, as obras têm continuidade na Rua Cruz Machado, entre a Alameda Doutor Muricy e a Praça Tiradentes.

O trabalho faz parte do projeto Marco Zero, da prefeitura de Curitiba, para revitalizar o centro da capital. A primeira etapa é a de raspagem do asfalto para depois renová-lo. "Estaremos colocando um asfalto diferenciado, à base de polímeros (micro-esferas de plástico). É mais resistente, com excelente acabamento e maior durabilidade", afirma o diretor do Departamento de Pavimentação da prefeitura, Mário Tookumi.

Se o tempo ajudar, as obras iniciadas na segunda-feira devem ser concluídas até o final de janeiro. A previsão inicial era de 75 dias com expediente de cerca de três horas à noite, mas os órgãos da prefeitura responsáveis pelo trabalho optaram em adiantá-lo ao máximo no período de férias, quando o número de veículos nas ruas é menor. "Queríamos diminuir o prazo pela metade, mesmo que trouxesse um pouco de transtorno ao trânsito", conta Tookumi. A preocupação também estava em não atrapalhar as noites de sono de moradores e turistas hospedados na região.

Impacientes, os motoristas tentavam burlar o desvio montado pela Diretran. "É só dar as costas que eles (motoristas) vêem a pista em obras livre e já entram nela", relata uma fiscal de trânsito que não quis se identificar. "Não havia necessidade de obras aqui (na Doutor Muricy), tem lugares que a situação é muito pior", avalia o motorista Fabiano Corazza Túlio. "Esse é um horário impróprio para fazer esse tipo de obra, deveria ser realizado no início da manhã ou de madrugada", afirma outro motorista.

Para evitar transtornos, a Diretran aconselha os motoristas a procurarem caminhos alternativos que evitem cruzar o centro da cidade. Caso a rota seja inevitável, a recomendação é evitar horários de início e fim de expediente.

Serviço: as obras são realizadas na lateral da Praça Generoso Marques; da primeira quadra da Rua Prefeito João Moreira Garcez até a esquina com a Rua Tobias de Macedo; Rua Cândido de Leão, entre Alameda Doutor Muricy e Avenida Marechal Floriano Peixoto; Rua Cruz Machado, entre Alameda Doutor Muricy e a Praça Tiradentes; Alameda Doutor Muricy, entre as ruas Saldanha Marinho e XV de Novembro; e Travessa Nestor de Castro, entre as ruas Barão do Cerro Azul e do Rosário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]