i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Novo presidente

Olavista, monarquista, mas não terraplanista: as ideias de Rafael Nogueira para a Biblioteca Nacional

  • PorTiago Cordeiro, especial para a Gazeta do Povo
  • 07/01/2020 19:25
Fachada da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro
Fachada da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro| Foto: Reprodução/Fundação Biblioteca Nacional

A vida de Rafael Nogueira foi transformada no fim do ano passado. Desde que ele foi nomeado presidente da Biblioteca Nacional, no dia 2 de dezembro, o professor de filosofia, história, teoria política e literatura de 36 anos transferiu sua rotina para o Rio de Janeiro – ao menos nos dias de semana. O tempo livre, por enquanto, ele continua passando em Santos, cidade onde nasceu e vive. Num futuro próximo, pretende transferir residência para a cidade do novo emprego.

Nascido Rafael Alves da Silva, o professor incorporou o Nogueira ao nome em homenagem à família de sua mãe, ainda que ela não tenha registrado o sobrenome na certidão de nascimento. Envolvido com cultura e educação desde o primeiro emprego, aos 19 anos, ele passou os últimos cinco anos organizando cursos livres cujo objetivo era aprofundar conhecimentos específicos (de história a política) com base nos autores clássicos. Depois de assistir a uma de suas palestras, o Secretário de Cultura do governo federal, Roberto Alvim, pediu a ele um currículo. Posteriormente, convocou Rafael Nogueira a assumir a maior e mais importante biblioteca da América Latina.

Fundada em 1814, a partir do legado deixado pela família real quando da chegada do rei português Dom João VI ao Brasil em 1808, a Biblioteca Nacional tem por missão preservar a memória nacional – é uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, com mais de 9 milhões de peças, com exemplares históricos como o primeiro livro impresso, a Bíblia de Johann Gutenberg, do século 15. Ao assumir o posto de presidente da instituição, Rafael Nogueira se junta a nomes de peso da intelectualidade brasileira que também estiveram à frente da Biblioteca Nacional, como Pedro Corrêa do Lago, Muniz Sodré, Affonso Romano de Sant'Anna e Josué Montello.

Logo após ser nomeado, o novo presidente da instituição recusou pedidos de entrevista. Queria antes entrar em contato com a equipe da Biblioteca Nacional antes de se manifestar publicamente. Nos primeiros dias após sua nomeação, uma série de reportagens baseadas em sua conta no Twitter e em palestras divulgadas no YouTube, além de suas contribuições para a produtora Brasil Paralelo, apresentaram um perfil que Nogueira considera incorreto. Na entrevista à Gazeta do Povo, ele apresenta suas credenciais para o cargo e explica suas principais propostas para a Biblioteca Nacional.

Rafael Nogueira é o novo presidente da Fundação Biblioteca Nacional
Rafael Nogueira é o novo presidente da Fundação Biblioteca Nacional| Arquivo pessoal

O senhor se chama Rafael Alves da Silva ou Rafael Nogueira?

Alguns jornais me descreveram como “Rafael Alves da Silva, que se apresenta como Rafael Nogueira”, como se eu tivesse cometido algum crime. A explicação é simples: a minha mãe é Márcia Nogueira, a minha avó é Aurora Nogueira. Mas o nome que me foi dado na certidão de nascimento não tem o Nogueira. Num determinado momento da minha vida, quando fui estudar história, tomei contato com um livro que me foi dado pela minha avó, chamado Nogueiras do Brasil. Foi quando conheci a trajetória inteira da família. Por isso preferi adotar o nome materno. Para evitar trocar todos os documentos, acabei optando por não alterar o nome judicialmente. Isso foi um erro, porque agora está dando confusão.

Além da curiosidade da imprensa, o que mais mudou em sua vida ao se tornar uma figura pública?

Eu era relativamente conhecido por um nicho, formado pelas pessoas que gostam de estudos dos livros clássicos, além dos conservadores e dos alunos do professor Olavo de Carvalho, que conhecem os documentários que eu fiz com a produtora Brasil Paralelo. Mas, para o público mais amplo, agora é que estou ficando conhecido. Estou no primeiro mês de adaptação, ainda estou sentindo os efeitos dessa modificação. As primeiras reportagens sobre mim não ajudaram. Algumas usaram foto errada, outras recorreram a imagens de frames de vídeos meus – escolheram cenas em que eu apareço fazendo caretas. Um jornal republicou um tuíte meu de 2009, que eu repostei em 2017, em que eu criticava o excesso de música popular nos livros didáticos. O jornal lançou uma manchete dizendo que eu associava Caetano Veloso ao analfabetismo. Não foi essa a relação que eu fiz, eu não disse que Caetano Veloso é responsável pelo analfabetismo. A questão é que a música popular não prejudica a alfabetização. Mas ela não pode ser o centro de toda a estratégia de ensino, precisamos galgar degraus mais altos com os alunos.

Quem, então, é Rafael Nogueira?

Acima de tudo, sou professor. Cursei três graduações, Filosofia, Direito e História, nessa ordem. Tenho uma longa carreira em educação. Dei aula para ensino fundamental, médio, técnico e superior online. Fui coordenador de escola. Dei palestras, cursos livres, lecionei História do Brasil para candidatos a altos cargos na Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). Meu primeiro emprego foi na Academia Santista de Letras, como assessor da presidência. Eu tinha 19 anos e cuidava da biblioteca, além de ajudar a organizar e promover os eventos literários. Passava o dia todo na biblioteca da academia, seja lendo, seja ajudando os visitantes a encontrar seus livros. Então vamos com calma com essa história de que eu não tenho experiência com bibliotecas.

O senhor é aluno de Olavo de Carvalho?

Sim, eu o conhecei em 2003, quando ele fez uma palestra em Santos. Ele parecia um Sócrates, trazendo reflexões com muita cultura e uma grande habilidade em mostrar onde estava nossa falta de sinceridade. Achei interessante continuar os cursos dele. Aprendi que, mais do que estudar para acumular cultura, é preciso estudar para formar personalidade. Ainda hoje sou aluno dele, mas isso não significa que ele vá intervir pessoalmente na biblioteca. Não conversei com o Olavo sobre a biblioteca, não recebi nenhuma dica ou orientação dele. Quem vai conduzir a biblioteca é Rafael Nogueira.

O senhor é terraplanista, como alguns jornais sugeriram?

Não tenho nada com isso, nunca falei sobre isso. Para mim, o modelo da terra global é satisfatório, não tenho nada com essa discussão.

O senhor é monarquista?

Eu tenho um pendor a favor da ideia da monarquia, por gostar daquele período. A República tem se dado muito mal aqui no Brasil, nós tivemos muitos golpes de estado, muitas ditaduras, muitas revoltas e revoluções. O período da monarquia foi muito mais estável. Agora, o Brasil pode ser certo tanto quanto república quanto como uma monarquia constitucional parlamentar – que não tem nada de autoritária. Basta aprender com os bons exemplos: o nosso modelo do século 19 para a monarquia ou o modelo republicado dos Estados Unidos, que traz grande estabilidade.

Como foi seu primeiro contato com a equipe da Biblioteca Nacional?

As pessoas estavam com medo. Então, no primeiro dia, fiz questão de procurar, primeiro a diretoria, depois as associações de servidores. Expressei minha admiração pela instituição e pelas pessoas que a mantêm. A biblioteca é uma instituição bicentenária, conquistada a duras penas por Dom Pedro I e mantida na República com muito respeito. Ela tem a missão de preservar a memória bibliográfica nacional. Então eu me apresentei e disse a todos que ficassem calmos porque meus objetivos eram os mesmos daquelas pessoas: o bem da biblioteca. Expliquei que só vai estar contra mim quem tem objetivos particulares ou políticos. Com isso, as pessoas perceberam que eu não sou um monstro. Algumas, por motivos ideológicos, vão tentar dificultar minha vida ou me derrubar. Sou representante do governo eleito, a maioria dos eleitores escolheu o presidente Jair Bolsonaro. Faz parte do diálogo democrático que eu me entenda com todos os grupos envolvidos no dia a dia da instituição. Estou propondo isso desde o meu primeiro dia.

Qual é sua principal prioridade?

Segurança. Já conversei com a equipe de segurança para que qualquer pessoa que esteja carregando sacolas de volume suspeito seja revistada. Eu mesmo já fui revistado, e os seguranças me agradeceram por ter dado o exemplo. Além disso, pedi o encaminhamento de todas as reformas necessárias para melhorar a segurança contra incêndios. A biblioteca está bem equipada, mas faltam alguns detalhes importantes. Se o acervo não está seguro, não adianta fazermos um monte de projetos. O incêndio no Museu Nacional foi um episódio muito triste, só sei que eu não vou errar por negligência. A segurança da biblioteca será o legado para as próximas gerações.

Quais seus outros projetos?

Quero recuperar a alma da biblioteca. Para isso pretendo atuar em quatro frentes. A primeira é garantir que todas as editoras enviem exemplares de todos os seus livros para a biblioteca, que é a depositária legal. Muitas vezes algumas editoras pequenas não enviam exemplares, e isso prejudica a preservação da memória brasileira. Pelas informações que eu levantei, existe alguma confusão nessa parte. Vou fazer um levantamento a respeito disso.

A outra frente de atuação é retomar a parte de pesquisa e editoração. Nós temos condições de dar bolsas de pesquisa, e eu quero que essas bolsas sejam dadas para pesquisadores que usem o nosso acervo focando, de preferência, no aniversário de 200 anos da Independência do Brasil, que serão celebrados em 2022.

Também quero produzir coleções a partir dos nossos jornais. Nós temos um acervo enorme. Eu estou levando para a biblioteca amigos que são colecionadores inveterados, leitores de jornais antigos, para nós resgatarmos a intelectualidade brasileira de décadas passadas. A intelectualidade brasileira que se concentrava nos jornais, e muito desse pensamento se perdeu. Quero fazer esse resgate.

Por fim, tenho o objetivo formativo. Temos um problema de analfabetismo pleno no Brasil, e eu quero estimular o contato com os livros a partir de eventos que não sejam só para uma elite já inteiramente alfabetizada. Quero levar para a biblioteca professores de alta capacidade para ensinar desde literatura juvenil até os clássicos. Queremos criar um maior interesse pelos livros. Muitas vezes, para a pessoa que lê pouco ou não lê, o livro parece um obstáculo, quando na verdade ele pode responder à nossas perguntas. O papel do bibliotecário é esse, é mostrar onde está o tesouro que a pessoa busca. Precisamos colocar os tesouros culturais nas mãos das pessoas.

O senhor se adaptou bem ao Rio de Janeiro?

Por um tempo vou voltar para Santos aos fins de semana, estou instalado provisoriamente em hotel. Aqui em Santos eu tenho um vínculo muito grande com a cidade, grupos de estudo, família. Mas vou tentar ficar no Rio, estou gostando muito da cidade. Eu tinha o preconceito natural de paulista quanto à segurança na cidade, mas parece que há muitos "Rios" dentro do Rio. O Rio ainda é um grande depósito cultural, tem não só os prédios históricos, mas também pessoas muito cultas.

30 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 30 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • C

    Carlos Garden

    ± 3 horas

    Esse título na materia é desprezivel

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BS.

    ± 4 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • M

      MateusMS

      ± 4 dias

      'arjumentar' com bos...ta socialista? kkkkkkkkkkkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      BS.

      ± 4 dias

      Saiba argumentar, você não chegará a lugar nenhum assim.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      Gabriel Henrique Knüpfer

      ± 4 dias

      E você é um bot difamador que fala mentiras sobre Olavo de Carvalho.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rafael Del Bel Vetrone

    ± 4 dias

    Profiling ideológico implacável da grande mídia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BERNARDO SCOTELARO PORTO DE OLIVEIRA

    ± 4 dias

    O professor Rafael Nogueira è um nome excelente! Apaixonado pelo Brasil! Professor incrìvel! Espero que deixe um grande legado!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vanderson Fernandes dos Santos

    ± 4 dias

    A escolha não poderia ter sido mais acertada. Parabéns ao Rafael Nogueira e sucesso na condução da Biblioteca Nacional.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paula Beatriz de Sa Borini

    ± 4 dias

    Sucesso Rafael Nogueira! Torço por você e sei que é competente para esta missão. Abraços!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Doni

    ± 4 dias

    O importante era tirar a turma do PSOl do museu....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Debora B.

    ± 4 dias

    "Não terraplanista" ...fica subtendido no título que quem é olavista, tende a ser terraplanista, e por isso a necessidade de especificar separadamente. Parece assim q Olavo é defensor desta teoria. Mas não é. Discutir uma teoria é diferente de defênde-la. Infelizmente a interpretação correta da fala do Olavo passoude longe e muitos repercutiram esta fama de defensor da teoria terraplanista...quando na verdade ele só levantou uma discussão. Quem cursa geografia estuda as teorias que ja existiram sobre a forma da Terra, e nem por isso as defende.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • B

      BS.

      ± 4 dias

      A fala de Olavo é tudo que precisa aprender para ser um i...ota.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 4 dias

      Perfeito, esta cada dia mais complicado acompanhar as news...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Adriano

      ± 4 dias

      Acho que o "não terraplanista" está se referindo ao que mentiram sobre o próprio Rafael Nogueira, e não como se o Olavo o fosse (a própria Gazeta já escreveu matérias informando o que o Olavo pensa do tema). o "mas" não diz respeito ao Olavo, mas: está correto dizer que Rafael é olavista e monarquista, MAS não terraplanista (o Rafael).

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Túllio

    ± 4 dias

    Que chamada horrível pra reportagem hein gazeta...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carmo Augusto Vicentini

    ± 4 dias

    Excelente escolha. Homem perfeito para o cargo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucas Rocha

    ± 4 dias

    Olavo não é terraplanista. Parem de insistir nessa idiotice.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Viva

    ± 4 dias

    uma notícia para fazer o povo brasileiro exultar de alegria!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Viva

    ± 4 dias

    Parabéns ao Rafael pelo merecido desafio e ao Roberto Alvim pela excelente escolha!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Austríaco-PR

    ± 4 dias

    Parabéns ao Rafael por aceitar este desafio e desejo muito sucesso a ele. Parabéns também a gazeta pela entrevista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre

    ± 4 dias

    Sucesso ao Rafael e Parabéns a quem o nomeou.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adilson Carvalho

    ± 4 dias

    Muito acertada esta nomeação. Colocaram um "rato de biblioteca" lá dentro. Quem tiver a felicidade de conhecer o Professor Rafael verá o amor que ele tem pelo conhecimento, em particular pelos livros. Nossa biblioteca nacional está nas mãos de um homem que é apaixonado por ela e pelo que ela representa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Indiomar Selau

    ± 4 dias

    Sucesso Rafael! Deixe qualquer ideologia de lado e foque em ajudar o Brasil a ter um povo capaz de analisar e criticar sua realidade, para sermos uma nação de irmãos, que cuidam e respeitam uns aos outros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Silvio Eugênio Carvalho de Paula

    ± 4 dias

    Fico feliz e ao mesmo tempo com medo da retaliação que esse intelectual e a própria biblioteca possam vir a sofrer por mera motivação ideológica

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ronaldo

    ± 4 dias

    Parabéns. Penso ser a pessoa certa no lugar certo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 4 dias

    Essa questão da “terra plana” nasceu como uma ironia contra as pessoas que acreditam bovinamente na tese do aquecimento global. O argumento é que a “terra plana” já foi também um consenso científico, e nem por isso estava certo. Até a década de 80, o “consenso científico” é que a terra iria esfriar, em função da fumaça na atmosfera, que bloquearia os raios solares, causando crise na agricultura e fome mundial. Erraram de novo. Misturar militância política (caso da maior parte dos ambientalistas) com ciência é picaretagem e, via de regra, resulta em teses mentirosas. Esse é o contexto da “terra plana” uma piada contra a histeria ambientalista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • L

      Luiz Resende

      ± 4 dias

      Bem Eduardo na questão da Terra Plana depois do congresso do ano passado estamos agora com uma grande turma de 400 piadistas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      DELMO FONSECA

      ± 4 dias

      O Rafael Nogueira tem honestidade intelectual. Como editor de livros torço para que ele tenha muito sucesso à frente dessa valiosíssima instituição.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luiz

      ± 4 dias

      Possivelmente se este "jornalista" tivesse o minimo de interesse pela verdade procuraria se inteirar mais sobre essa historia da terra plana, mas como o negocio dele e lacrar junto aos amiguinhos veganos de cabelinho pintados, tem que constar o MAS.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.