• Carregando...

Análise da consultoria de risco Eurasia Group sobre os números do Datafolha situa entre 60% e 70% as chances de Lula liquidar a eleição no primeiro turno, e entre 80% e 90% a probabilidade de o petista conseguir um segundo mandato. O documento considera que os resultados da pesquisa, realizada uma semana depois do início da propaganda na TV, indicam eficiência dos programas de Lula. "O horário gratuito dá a Alckmin a oportunidade de se tornar conhecido nacionalmente, mas também oferece a Lula a chance de capitalizar a percepção positiva sobre a economia."

A consultoria prevê crescimento de Alckmin, mas "modesto", e aposta que o tucano, em algum momento, recorrerá à chamada campanha negativa.

***

Day after – Em reunião ontem com Renan Calheiros (AL) e José Sarney (AP), Lula discutiu os termos da "coalizão" para um eventual segundo mandato, que teria o PMDB como protagonista. O presidente fez questão de sempre falar na condicional.

Mano – Enquanto Alckmin usa o termo "rapaziada" para se referir aos jovens no seu programa de TV, Lula fará ato em 2 de setembro na Cidade de Deus, no Rio, com funkeiros, rappers, entidades estudantis e movimentos sociais.

Híbrido – Prefeito de Iguatu, Agenor Neto se desfiliou do PSDB e anunciou a criação do primeiro comitê "Lulu" (Lula e Lúcio Alcântara) no Ceará. Ele foi um dos vários tucanos a comparecer ao encontro do vice-presidente, José Alencar, com mais de 80 prefeitos ontem, em Fortaleza.

Solitário – Tasso Jereissati tem enfrentado outro dissabor: muitos prefeitos e candidatos a deputado se recusam a acompanhá-lo na caravana pró-Alckmin pelo interior do Ceará. Descontente com a situação no estado, o presidente do PSDB anunciou ontem uma "greve de silêncio".

Guinada 1 – A onda Lula atingiu até o ex-relator da CPI dos Bingos, Garibaldi Alves. Candidato ao governo do Rio Grande do Norte, o senador peemedebista vinha perdendo a dianteira na disputa para Wilma Faria (PSB), aliada oficial do presidente.

Guinada 2 – Na estratégia para manter a liderança, Garibaldi liberou aliados para colocar elogios a Lula na propaganda dos candidatos do PMDB à Assembléia e à Câmara. Ele permanece "neutro", mas a sigla toda "lulou", capitaneada pelo deputado Henrique Eduardo Alves.

Freio – Aprovado por pesquisas internas, o tom mais ameno do último programa de Aloízio Mercadante deverá ditar suas futuras aparições na TV. A ofensiva contra José Serra (PSDB) teve pouca eficácia pois o petista ainda é desconhecido do eleitor.

Foco – Coordenador das campanhas de Lula e Mercadante, Paulo Frateschi se concentrou na reeleição do presidente em reunião ontem na Federação Paulista de Futebol. O candidato do PT ao governo anda em baixa com os cartolas desde que criticou a CBF.

Tapetão – A coligação do governador João Alves (PFL-SE) conseguiu barrar na Justiça a divulgação de pesquisa Ibope prevista para hoje. Ela havia sido encomendada pela afiliada da Rede Globo, de propriedade de seu aliado Albano Franco (PSDB).

Dendê – Na Bahia, Jaques Wagner vocifera contra a "panelinha" do PFL. ACM Neto responderá ao petista acusando-o de pertencer ao "panelão do mensalão", e usará imagens de Delúbio Soares, Sílvio Pereira e Marcos Valério.

Munição – Mendonça Filho (PE) foi aconselhado por marqueteiros a segurar ataques contra Humberto Costa. O pefelista vê mais chance de vitória num eventual segundo turno com o petista do que com Eduardo Campos (PSB).

Pressa – Vice no Conselho de Ética do Senado, Demóstenes Torres (PFL-GO) procurou ontem, sem sucesso, o presidente do órgão, João Alberto (PMDB-MA). Queria autorização para despachar a abertura de processos contra acusados de envolvimento com a máfia dos sanguessugas.

TIROTEIO

* Do vereador paulistano José Aníbal (PSDB) sobre a debandada de apoiadores de Geraldo Alckmin rumo à candidatura de Lula.

– É inacreditável como as malandragens do presidente, chefe supremo das transgressões praticadas pelo PT, ainda conseguem atrair candidatos de outros partidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]