• Carregando...

Técnicos do projeto Carnívoros do Iguaçu capturaram na manhã desta sexta-feira (27) uma onça pintada em Santa Tereza do Oeste, cidade vizinha ao Parque Nacional do Iguaçu. A equipe foi acionada por proprietários rurais da região preocupados com possíveis ataques. O animal, um macho jovem de 60 kg, havia matado um bezerro dias antes.

Para capturar a onça pintada os especialistas utilizaram uma ovelha e uma armadilha do tipo laço. Depois de sedado, o animal foi pesado, medido, examinado, teve sangue retirado para análise e recebeu uma coleira de monitoramento, a exemplo de todos os animais da espécie capturados no interior da unidade de conservação.

Encontrada antes em quase todo o continente, desde os EUA até o norte da Argentina, atualmente é uma espécie em extinção. Os estudos para a identificação dos felinos vêm sendo realizados no Parque Nacional do Iguaçu desde 2008 com o auxílio de armadilhas fotográficas, do monitoramento por rádio-colar, do acompanhamento dos casos de predação e da coleta de amostras de fezes.

A primeira estimativa populacional deste que é o maior felino das Américas, realizada com 72 armadilhas fotográficas, indicava que havia somente entre seis e 12 animais em toda a área de mais de 185 mil hectares do lado brasileiro do parque, último reduto natural de onças pintadas do sul do país.

Os especialistas do projeto Carnívoros do Iguaçu, mantido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), reforçam a importância de moradores vizinhos à reserva comunicarem qualquer sinal de ataque de felinos e jamais tentar matá-los. A equipe pode ser acionada diretamente pelo telefone (45) 3521-8374.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]