• Carregando...

A capacidade da linha de ônibus Inter 2, utilizada por 77 mil pessoas por dia, aumentou, nesta semana, com a substituição de 14 ônibus convencionais por veículos articulados. A mudança, segundo a prefeitura de Curitiba, representa um aumento de espaço para acomodação de 60 passageiros por veículo.

Enquanto o ligeirinho padrão leva 110 passageiros tem 12 metros de comprimento e duas portas de acesso, o articulado tem capacidade para 170 pessoas, três portas e 18 metros de comprimento. Os novos coletivos foram entregues na terça-feira (20), como parte de um conjunto de 57 novos veículos para a frota do transporte coletivo de Curitiba.

No novo lote, além dos 14 ligeirinhos do modelo articulado, foram entregues mais seis ligeirinhos comuns, 12 das linhas de alimentadores, cinco ônibus convencionais, um Interbairros articulado e 19 para linhas metropolitanas. Para determinar o destino dos ônibus-extras, a Urbanização de Curitiba (Urbs), empresa municipal que gerencia o transporte coletivo da cidade, levará em consideração pesquisas de carregamento das linhas e priorizará as regiões com maior crescimento de demanda de passageiros.

De acordo com a prefeitura, os ônibus novos têm sistema de monitoramento por satélite (GPS), elevadores e adaptações internas para pessoas com necessidades especiais, painéis eletrônicos digitais, frontais e laterais, e sistema de áudio MP3 para informações de itinerário. Além disso, todos os veículos utilizam motores com tecnologia Euro 3, que reduz em 60% a emissão de poluentes resultantes da queima de combustível, em relação aos veículos antigos.

O ligeirinho Inter 2 é a principal linha direta do sistema de transporte de Curitiba, com média de 77 mil passageiros por dia útil. Os ônibus da linha fazem um percurso circular de aproximadamente 38 quilômetros em cada viagem, passando por 12 bairros da cidade. Com os novos veículos, 25 dos 70 ônibus que fazem a linha Inter 2 passam a ser articulados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]