• Carregando...

Policiais federais de Guaíra, no Oeste do estado, fizeram nesta terça-feira a maior apreensão de maconha na região em 2007. Um total de 4,4 toneladas da droga foram apreendidas, sendo que três toneladas estavam em um ônibus que transportava brinquedos para um parque de diversões. Cinco pessoas foram presas e levadas para a Delegacia da Polícia Federal (PF) em Guaíra. Até então, a maior apreensão do ano na região, no dia 1.° de março, tinha sido de quase 4 toneladas, na BR-277, entre Guaíra e Francisco Alves.

Segundo o delegado da PF em Guaíra, Érico Saconato, o ônibus flagrado foi abordado pelos agentes quando passava pela cidade de Marechal Cândido Rondon. O motorista teria se recusado a abrir a porta do compartimento traseiro do ônibus. Quando abriram a porta, os policiais encontraram vários brinquedos atrapalhando a visão. A droga estava atrás de um divisória, atrás da poltrona do motorista.

No depoimento, o motorista (que não teve o nome divulgado pela PF) informou que parte da droga ficou nas margens do lago de Itaipu, em Entre Rios do Oeste, por falta de espaço no veículo. Os policiais de Guaíra, juntamente com agentes de São Paulo, Rio de Janeiro e Cascavel, foram até o local e descobriram outros 1,4 mil quilos da droga. Segundo o motorista, a maconha seria levada para São Paulo e entregue em um posto de combustíveis na rodovia Castelo Branco, a 60 quilômetros da capital paulista.

Saconato diz que um dos fatos curiosos foi o disfarce usado pelo grupo. O ônibus possui o letreiro grande com o nome Maritaca e prometia animações para festas de aniversário, casamento e batizado. "Só esqueceram de avisar que as animações seriam regadas com maconha", disse o delegado.

Com a operação desta terça, a PF de Guaíra já apreendeu um total de 12 toneladas de maconha neste ano. Além da apreensão de março, que chegou a 4 toneladas, foram apreendidos 600 quilos no dia 16 de fevereiro, em Guaíra, e 100 quilos no dia 24 de abril, em Iporã. O restante foi proveniente de pequenas apreensões. Metade das 12 toneladas já foi incinerada.

Para o delegado Érico Saconato, junto com a grande quantidade de sacoleiros que migrou para Guaíra, devido ao aumento na fiscalização em Foz do Iguaçu, surgiram também os traficantes, que estão usando a fronteira com Salto del Guayra para ingressar no Brasil com drogas, armas e munições.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]