• Carregando...
Ônibus  atenderá à população da região central de Curitiba. | Cesar Brustolin/SMCS
Ônibus atenderá à população da região central de Curitiba.| Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Pessoas que estão em situação de dependência de drogas em Curitiba terão acesso facilitado ao atendimento psicossocial e a outros serviços públicos. A prefeitura anunciou na quarta-feira (25) o projeto do Intervidas, um ônibus que levará aos dependentes químicos profissionais de assistência social e psicólogos para aproximá-los de ferramentas e serviços públicos.

A principal meta é convencer os dependentes químicos a ter acesso a serviços como Centros de Atenção Psicossocial (Caps), unidades de saúde, Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centros Pop. O ônibus vai estacionar às quintas-feiras na Praça Osório, com foco no atendimento a dependentes da região central.

Segundo o diretor do Departamento de Políticas sobre Drogas, Diogo Busse, a principal questão é convencer os usuários de drogas sobre a importância desses serviços. “Há um certo receio dessa população [na proximidade com os profissionais]. O primeiro desafio vai ser criar um vínculo com eles. Para isso, não haverá qualquer tipo de condição ou exigência para que eles façam parte desse vínculo”, diz.

Após o acolhimento com o ônibus e a aproximação pelo trabalho dos profissionais de assistência psicossocial, o objetivo é manter o dependente químico dentro desses programas de combate às drogas e levá-los a um atendimento regular contra o vício. Para Busse, o principal avanço desse equipamento é o olhar mais humanizado ao dependente químico, e não em uma visão focada só no combate ao tráfico. “O mais importante é ir na essência de problemas nas pessoas que têm dependência com o uso de drogas.”

Trailer

Além do ônibus, a prefeitura anunciou o serviço de um trailer que vai trabalhar junto com as equipes do Consultório na Rua para o atendimento aos moradores de rua. Esse novo equipamento levará às pessoas em situação de vulnerabilidade exames médicos e laboratoriais, em especial os que envolvem doenças sexualmente transmissíveis.

O trailer faz parte de um projeto experimental e foi cedido pelo Centers for Disease Controland Prevention (CDC) em regime de comodato – uma forma de empréstimo – à prefeitura, que poderá usar o equipamento durante dois anos. Segundo o poder público, o trailer vai operar na cidade de segunda a quinta-feira, das 9 às 17 h, nos seguintes locais: Largo da Ordem (Relógio das Flores), Terminal do Boqueirão, Praça Rui Barbosa e Terminal do CIC (em frente à Casa da Leitura).

Nas quintas feiras, o trailer vai funcionar junto com o ônibus Intervidas, conforme informação da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. Na capital, são cerca de 4 mil pessoas que moram nas ruas. Desde 2013, quando se iniciou o funcionamento do Consultório na Rua, foram 2,7 mil pessoas atendidas em cerca de 10 mil atendimentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]