• Carregando...
Coronel Bondaruk é o mais cotado para assumir o comando geral da PM no Paraná no lugar do coronel Scheremeta | Montagem: Albari Rosa / Valterci Santos / Gazeta do Povo
Coronel Bondaruk é o mais cotado para assumir o comando geral da PM no Paraná no lugar do coronel Scheremeta| Foto: Montagem: Albari Rosa / Valterci Santos / Gazeta do Povo

A Polícia Militar do Paraná (PM-PR) anunciou a troca de seu comando nesta quinta-feira (24). Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o coronel Marcos Teodoro Scheremeta vai deixar o comando geral da corporação nos próximos dias. A data não foi divulgada. Quem vai assumir o cargo é o também coronel Roberson Luiz Bondaruk, que atualmente é responsável pelo Departamento de Relações Institucionais da Coordenação de Segurança Comunitária da Sesp.

Bondaruk confirmou à reportagem da Gazeta do Povo que aceitou o convite para ser o novo comandante-geral da corporação, mas não concederá entrevistas sobre o assunto antes de ser nomeado oficialmente. Scheremeta havia assumido a função em janeiro deste ano, depois de ser escolhido pelo governador Beto Richa (PSDB). A troca foi a primeira a ocorrer entre os altos cargos do governo, 11 meses após o início do mandato de Richa.

Troca

Uma das razões apontadas para a saída do coronel é a polêmica envolvendo a transferência do atendimento aos segurados do Serviço de Atendimento à Saúde (SAS) de Curitiba e região metropolitana para o Hospital da Polícia Militar (HPM). O SAS oferece atendimento aos servidores públicos do estado. Anteriormente, era o Hospital São Vicente que prestava o atendimento.

Segundo o colunista Celso Nascimento, Scheremeta teria procurado o governador para colocar seu cargo à disposição no fim de outubro. Ele não teria concordado com a forma como foi firmado o convênio com o HPM, que teria ocorrido à sua revelia. Além disso, ele teria perdido o apoio da corporação por conta do episódio.

Por meio da assessoria de imprensa, a PM informou que Scheremeta cumpre agenda oficial em Foz do Iguaçu com o governador Beto Richa e o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César. Segundo a PM, o comandante não vai se pronunciar nesta quinta-feira. Assim que retornar para Curitiba, a cúpula da PM deve se reunir para definir se Scheremeta vai se manifestar.

Perfis

O coronel Bondaruk, que vai assumir o comando geral da PM é referência em segurança pública. Atualmente, ele está à frente do Departamento de Relações Institucionais da Coordenação de Segurança Comunitária da Sesp, mas já comandou a Academia Militar do Guatupê, onde são formados os novos oficiais da corporação. Bondaruk também é pesquisador e autor de sete livros, entre eles o Geografia do Crime.

O ex-comandante, coronel Scheremeta, é bacharel em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e, antes de assumir o cargo, foi responsável pela 1ª Regional da PM, que faz o policiamento da capital. Ele também comandou o 17º Batalhão da PM de São José dos Pinhais, que faz o patrulhamento na região metropolitana, o 14º Batalhão de Foz do Iguaçu e chefias de seções estratégicas dentro da corporação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]