• Carregando...

Lixo encontrado até no Centro

Uma operação concentrada foi realizada ontem na Avenida Paraná, no Centro de Umuarama, Noroeste do estado. A quantidade de lixo encontrada nos fundos de muitas lojas surpreendeu a Defesa Civil. Num imóvel perto da Praça Miguel Rossafa foi achado um depósito de lixo em dois barracos ameaçados de desabamento. Segundo a Vigilância Sanitária, o dono do imóvel foi notificado na semana passada, mas não fez a limpeza. A partir de segunda-feira, quem não atender à determinação será multado – o valor mínimo é de R$ 75.

Osmar Nunes

Campo Mourão – Comércio parcialmente fechado e estudantes sem aulas em Ubiratã, no Centro-Oeste do estado, ontem, no primeiro dia da operação contra o mosquito da dengue. A ação foi iniciada após quatro meses de pedidos da prefeitura ao governo do estado para tentar conter o avanço da doença na cidade, que já tem 1.054 casos confirmados (no estado todo são 8.109) e é a segunda do estado em maior número de ocorrências.

"Só agora conseguimos ajuda. Em fevereiro, o prefeito chegou a ir a Curitiba pedir apoio ao governo estadual, mas por causa do número ainda baixo de casos, eles acreditavam que a prefeitura controlaria o avanço da doença", diz o secretário municipal de Saúde, Edmund Behrend. Segundo ele, o município tentou controlar a situação com pequenos arrastões e campanhas de conscientização, mas não obteve êxito.

Ontem, cerca de 600 pessoas visitaram as residências de quase 20 mil moradores, orientaram os proprietários de como se prevenir da doença e recolheram lixo de quintais. O trabalho contou com a participação de integrantes da Defesa Civil, funcionários do Instituto Ambiental do Paraná, Secretaria Estadual da Saúde, Copel, Sanepar, policiais militares e civis, professores das redes municipal e estadual e alunos. Segundo o secretário de Saúde do município, ontem foram encontradas larvas do mosquito em várias residências. "Os proprietários foram notificados e têm 24 horas para eliminar o foco. Se isso não acontecer, podem ser multados".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]