• Carregando...

Quatro pessoas foram presas nesta quinta-feira (1º) em Foz do Iguaçu durante a Operação Scriptus. A ação desencadeada pela Polícia Civil do Rio busca prender pessoas envolvidas na lavagem de dinheiro de traficantes do Complexo do Alemão e conta com apoio das polícias do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Além das quatro prisões, foram cumpridos vários mandados de busca e apreensão em Foz do Iguaçu. Os detidos são Agapito Maltezo, de 51 anos, Thiago Roieski Maltezo, 21, Gisele Fernanda da Silva Bueno, 22, e Marlene da Silva Leite, 43. Segundo nota divulgada pelo delegado Rodrigo Brown, da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) de Curitiba, a apreensão de documentos comprovam a participação dos quatro no esquema.

As investigações apontam que duas empresas de propriedade dos envolvidos estão ligadas à movimentação do dinheiro do tráfico carioca. Elas eram utilizadas para o envio do resultado da venda das drogas para Foz do Iguaçu. Lá, o dinheiro era utilizado para o pagamento da compra de drogas, armas e despesas com transporte. As quatro pessoas detidas permitiam que as empresas fossem utilizadas para este fim, funcionando como "laranjas" dos traficantes.

As prisões em Foz foram efetuadas por policiais civis DFR, Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), com apoio operacional do Denarc de Foz e da 6ª Subdvisão da Polícia Civil.

Cerca de 200 agentes da Polícia Civil do Rio iriam cumprir 20 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão envolvidas no processo de lavagem de dinheiro do tráfico da facção criminosa que dominava a comunidade. A polícia não informou onde seriam realizadas as demais prisões.

Investigações

Em nota, a Polícia Civil informou que as investigações foram desencadeadas pelo Núcleo de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (NUCC - LD) a partir da análise de 14 retalhos de papel pautado, com manuscritos do traficante Luiz Fernando da Costa, o "Fernandinho Beira Mar". Os papeis foram apreendidos durante a ocupação do Complexo do Alemão ocupado pela Força de Pacificação, liderada pelo Exército desde dezembro de 2010.

Segundo as investigações, cerca de dez toneladas de maconha, das 40 apreendidas durante a operação de ocupação, chegaram ao Complexo do Alemão, antes dominado pela facção criminosa Comando Vermelho, através do esquema montado pelo traficante. De acordo com o coordenador do NUCC - LD, delegado Flávio Porto, a análise do material identificou também a existência de uma espécie de "terceiro setor", integrado por pessoas físicas e jurídicas, sediadas em Foz do Iguaçu, Mato Grosso do Sul e Belo Horizonte, que tinham como função dar uma aparência de legalidade ao dinheiro obtido com o tráfico de drogas.

O dinheiro da venda de drogas era depositado em contas bancárias por pessoas que se associaram ao grupo criminoso, exercendo o papel de "agentes depositantes", geralmente moradores da localidade que levavam o dinheiro às agências bancárias quantias expressivas.

Ao perceber essa movimentação, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), em parceria com a Polícia Civil, possibilitou o bloqueio e sequestro dos saldos das contas bancárias envolvidas no esquema, por onde circulavam mais de R$ 20 milhões. A partir daí, será possível atingir o patrimônio dos bandidos, construído com dinheiro ilícito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]