• Carregando...

Membros de uma quadrilha de traficantes de drogas do Litoral do Paraná foram presos na manhã desta quinta-feira (4) em uma operação realizada pela Polícia Civil. Até as 16h30, 37 pessoas estavam atrás das grades. O número ainda pode aumentar, pois no total 53 mandados foram expedidos pela Justiça. Além das prisões, 51 mandados de busca e apreensão devem ser cumpridos ao longo do dia pelos policiais. Eles procuram por armas, drogas e documentos utilizados para o controle do tráfico.

O chefe do Departamento Estadual de Narcóticos (Denarc), Miguel Stadler, relatou que a droga vendida pelos criminosos vinha de países vizinhos e entrava pela fronteira do Paraná com o Paraguai e também pela divisa com o Mato Grosso do Sul. Foram três meses de investigação para conseguir descobrir como a quadrilha se organizava. "Nesse período, conseguimos trazer para o inquérito policial toda essa rede, qual seria a participação de cada uma das pessoas. Havia, por exemplo, responsáveis pelo transporte, armazenamento e valor arrecadado."

Stadler disse que a quadrilha tinha como base a cidade de Paranaguá, mas havia braços também em diversos balneários do Litoral. Há mandados de prisão, segundo ele, para pessoas que moram em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Antes mesmo do início da operação, 10 pessoas já tinham sido presas (que estão incluídas no total de presos divulgado hoje). Por meio dessas prisões preliminares e outras investigações é que foi possível desvendar o funcionamento da quadrilha, conforme explicou o delegado.

Cássio André Dias Conceição, chefe do núcleo metropolitano da Polícia Civil, disse que a quadrilha é antiga no Litoral e que não vendia apenas para usuários, mas também para outros traficantes. Ele estima que esse mesmo grupo atue no local entre cinco e 10 anos. Ele disse não ser possível estimar o valor movimentado pelo bando, mas disse que se tratava de muito dinheiro. "A atividade principal deles era o tráfico de drogas. Mas paralelo a isso, quando o tráfico precisa de dinheiro manda matar, comete roubos e uma série de outros crimes."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]