• Carregando...

Evite acidentes

Confira as dicas da PRE para aproveitar o fim de ano sem passar incômodos nas estradas:

-Mantenha distância segura entre um carro e outro

-Não ande pelo acostamento

-Obedeça os limites de velocidade

A violência nas estradas aumentou. Ao todo foram 132 acidentes e 10 mortes nas rodovias do Paraná. Só no litoral do estado, foram registrados 20 acidentes na semana do Natal, o que representa um aumento de 53,8% na comparação com o mesmo período de 2013. No Natal deste ano, foi contabilizada uma morte por atropelamento. Na mesma faixa de tempo do ano passado, nenhum óbito havia sido registrado. Os dados são da Operação Natal, conduzida de 24 a 29 de dezembro pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

De acordo com as estatísticas divulgadas, as autuações observaram uma ligeira queda de 0,6%, passando de 1.771 em 2013 para 1.760 em 2014. Já no litoral a diminuição das autuações foi de 13,33%, caindo de 585 para 507, apesar da operação deste ano durar um dia a mais do que a fiscalização do ano passado.

Como explica o Capitão Periguary Dias Fortes, porta-voz da PRE, vários fatores influenciaram a queda dos números. "No Natal deste ano, houve muita chuva nas estradas, o que não favoreceu a fiscalização. Por isso, focamos em reduzir a velocidade dos carros, a fim de evitar acidentes, utilizando-se principalmente dos radares móveis", conta o oficial. Os números comprovam: as imagens por radares aumentaram no litoral de 245 em 2013 para 333 em 2014.

No restante das estradas do Paraná, porém, a utilização de imagens de radares caiu quase pela metade, passando de 6.356 para 3.476. Ainda segundo o capitão da PRE, a polícia "aplica o remédio conforme as características de cada pista". "Nos locais que tinham altos índices de colisões e de excesso de velocidade, os radares já foram utilizados ao longo do ano e o problema foi sanado", justifica.

Para a queda de 26% na realização dos testes de bafômetro, que foi de 1.038 para 768 no estado todo, a PRE garante que a redução também foi ocasionada pelas chuvas. "Por causa do mal tempo, que atrapalha o acesso à pista e a segurança dos policiais, apenas os casos mais flagrantes foram autuados", conta o porta-voz da PRE.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]