Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aeroporto

Operação padrão de policiais federais atrasa voos no Afonso Pena

Informações do sindicato representante da categoria, no meio da manhã já havia registro de tumultos fora da área de embarque, onde todas as bagagens dos passageiros foram fiscalizadas; operação durou até as 11h30

A operação padrão realizada no aeroporto causou filas e transtornos aos passageiros | Aniele Nascimento/Agência de Notícias Gazeta do Povo
A operação padrão realizada no aeroporto causou filas e transtornos aos passageiros (Foto: Aniele Nascimento/Agência de Notícias Gazeta do Povo)

Os policiais federais realizaram na manhã desta quinta-feira (16) uma operação padrão no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, que serve a região metropolitana de Curitiba. Todas as bagagens dos passageiros que embarcavam eram revistadas, o que causou filas na sala de embarque e aglomeração no saguão do terminal aéreo. Segundo o boletim das 13 horas, dos 54 voos domésticos programados para deixar o aeroporto, 38 (70%) tiveram atrasos e 15 haviam sido cancelados. A ação, que durou até as 11h30, ocorreu como parte da greve da categoria, iniciada no último dia 7.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Paraná (Sinpef-PR), Fernando Augusto Vicentine, às 9 horas já havia registro de tumulto na área do saguão do aeroporto como reflexo da vigilância minuciosa das bagagens. "Nós estamos procurando agilizar para não dar tanto atraso, mas é quase impossível porque só temos um scanner [aparelho pelo qual passam as malas para fiscalização] aqui no aeroporto", afirmou.

A operação padrão foi suspensa no final da manhã. Segundo Vicentine, caso a fiscalização mais rigorosa fosse estendida por mais tempo, a falta de estrutura do terminal faria com que o aeroporto precisasse ser completamente fechado.

Outros serviços

A emissão de passaportes é feita apenas para as pessoas que já haviam agendado atendimento, segundo informações da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Documentos de emergência também são emitidos, desde que seja comprovada a necessidade desse tipo de atendimento especial. Para mais informações a respeito da emissão de passaportes, as pessoas que desejam obter a identificação internacional podem ligar para o telefone (41) 3251-7500.

Operações padrão no Estado

Além do protesto no aeroporto, outros pontos Estado têm manifestações dos policiais. Os agentes do Porto de Paranaguá estão de braços cruzados e não fazem as autorizações de entrada no País da tripulação de navios estrangeiros. Em Foz do Iguaçu, há operação padrão na fronteira com a Argentina e com o Paraguai, ainda sem previsão de término no começo da tarde. Na Ponte da Amizade, na BR-277, desde as 7 horas há em média cinco quilômetros de fila na operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), categoria que também faz mobilizações no PR nesta quinta-feira. Em Guaíra, também na fronteira com o Paraguai, os policiais vistoriam todos os carros que entram no Brasil.

Reivindicações

A operação dos policiais federais é uma resposta à reunião realizada nesta quarta (15) entre a categoria e representantes do governo. Os manifestantes dizem que não receberam proposta sobre a reestruturação da carreira, principal reivindicação do grupo. O Ministério do Planejamento se pronunciou nesta quarta, por meio da assessoria de imprensa, com o posicionamento de que estuda as reclamações da PF para chegar a uma solução possível ao impasse.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.