• Carregando...
Cena de "Acossado" de Godard, de 1960 | Divulgação/Impéria Filmes
Cena de "Acossado" de Godard, de 1960| Foto: Divulgação/Impéria Filmes

Como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, cerca de 40 funcionários da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) promovem, hoje, a partir das 10 horas, a limpeza das margens da represa do Passaúna, na Grande Curitiba. A Operação Barragem Limpa faz parte do 1.° Mutirão Ecológico no Parque Municipal do Passaúna, que começou ontem e vai até o dia 3. O lixo recolhido será separado e posteriormente será elaborado um diagnóstico sobre o material encontrado.

Ontem, as atividades do mutirão tiveram início às 10 horas com a abertura oficial das comemorações da Semana do Meio Ambiente. Na seqüência, alunos de 12 escolas estiveram no local. Os estudantes assistiram a peças teatrais educativas e participaram de atividades interativas de sensibilização, como trilhas ecológicas e exposições.

"Adorei o passeio, aprendi muitas coisas. O que eu mais gostei foi ver como é feito o tratamento da água", afirma Camila Cristina de Paula, 9 anos, aluna da Escola Municipal Eglé Cordeiro Machado Pinto, de Araucária, na região metropolitana de Curitiba (RMC).

Hoje, além da limpeza na represa promovida pelos funcionários da Sanepar, alunos de outras 20 escolas participam das atividades. Amanhã e depois, o parque abrirá para atender a comunidade. As atividades ocorrem das 9 às 16 horas.

"A idéia é sensibilizar e unir a comunidade em torno das questões ambientais", afirma a gestora ambiental do Centro do Educação Ambiental Passaúna, Márcia Mayer de Lima. Para a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, a importância da comemoração da Semana de Meio Ambiente está na educação ambiental. "Nosso foco é a atitude individual, com alcance geral e a relação que cada comportamento tem com o aquecimento global, desmatamento, preservação e proteção dos mananciais", diz.

Na barragem do Passaúna, localizada em Araucária e Campo Largo, na RMC, são armazenados 48 milhões de metros cúbicos de água. A cada segundo, 1,7 mil litros de água é tratada na Estação de Tratamento de Água do Passaúna. A represa abastece 750 mil pessoas em Curitiba, Araucária e Campo Largo e hoje está com 100% de sua capacidade de armazenamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]